Na manhã de sábado, 26 de outubro, o Sínodo Vale do Itajaí inaugurou o Edifício Catarina von Bora, que abriga a sede sinodal, residências ministeriais, auditório e duas salas comerciais. As lideranças de comunidades e paróquias e ministros e ministras, além de pessoas convidadas, participaram da celebração e do Ato Litúrgico de Dedicação a Deus do prédio eclesiástico, situado na Rua Theodor Kleine, 46, no bairro Fortaleza Alta, em Blumenau/SC.
“A sede sinodal estará sempre a serviço das comunidades e da presença da IECLB no Vale do Itajaí. O Sínodo acompanha, administra, supervisiona, motiva, promove unidade e participa da missão de Deus, anuncia a presença de Jesus Cristo, o amor e o evangelho em comunhão com as comunidades, paróquias e suas lideranças. Tempo de celebrar gratidão e de colocar nas mãos de Deus um espaço sonhado e concretizado com o apoio e doação de pessoas, comunidades, paróquias e instituições. Damos graças a Deus!”, alegrou-se o pastor sinodal Guilherme Lieven.
Lideranças da gestão anterior e atual do Sínodo Vale do Itajaí descerraram uma placa que continha o nome do prédio e as datas de inauguração e pedra fundamental em 09/11/2013, além de uma palavra bíblica e o propósito da organização.
O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, enalteceu a história da igreja luterana na cidade que caminha em conjunto com a história do próprio município. “Os valores que os imigrantes trouxeram consigo são características fortes até hoje. Blumenau é uma cidade de muita fé e que este espaço possa ser um local de muitas alegrias”, comemorou.
O bispo de Blumenau, dom Rafael Biernaski, proferiu uma mensagem de irmandade. Alegrou-se com a comunidade luterana por esta conquista e enalteceu a caminhada ecumênica que ambas as igrejas construíram.
O ex-pastor sinodal Breno Carlos Willrich e a presidente da Comissão de Construção, Léa Stange de Oliveira, contaram um pouco da história do projeto que nasceu com uma doação de um terreno em outra localidade e o sonho de algumas lideranças sinodais em reunir no mesmo lugar escritórios para o trabalho eclesiástico e moradias ministeriais.
O 1º vice-presidente da IECLB, pastor Odair Airton Braun; o secretário-geral da IECLB, pastor Marcos Bechert; o presidente do Conselho Sinodal Adelino Sasse; o representante do Conselho da Igreja, Roberto Boebel; e os vereadores Jens Juergen Mantau e Sylvio Zimmermann Neto também participam da celebração.