Na noite desta quarta-feira, dia 17, os delegados do Sínodo Vale do Itajaí se juntam aos outros 17 sínodos, no 28o Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A Paróquia de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, pertencente ao Sínodo Uruguai, sediará o evento mais importante da Igreja até domingo, dia 21.
A delegação é composta pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich, pelo vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf, pela representante no Conselho da Igreja Léa Stange de Oliveira e pelos delegados Alidor Pieritz, Márcia Marly Delling Grahl e Helga Knaesel.
O tema central do Concílio será: “Conect@dos com Deus - Protagonistas no Mundo” e abordará matérias importantes nas áreas missão e planejamento. Todos os sínodos definem as estratégias do trabalho eclesiástico no período de dois anos, além de apreciar relatórios da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB. Questões administrativas, financeiras, moções e documentos legais também constam na pauta da assembleia.
O Concílio é presidido por Nivaldo Kiister, do Sínodo Espírito Santo a Belém e tem como vice-presidente Alidor Pieritz, do Sínodo Vale do Itajaí. O evento acontece a cada dois anos e reúne representantes de todos os sínodos da IECLB, tornando-se o órgão decisório mais importante da Igreja. O primeiro Concílio aconteceu em maio de 1950, em São Leopoldo (RS).