O pastor sinodal Guilherme Lieven promoveu o primeiro encontro, no dia 23 de agosto, na sede sinodal, com a equipe eleita para representar o Sínodo Vale do Itajaí no 33º Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A comitiva planejou o deslocamento até a cidade de Cacoal/RO, estudou a organicidade da IECLB e refletiu alguns temas importantes da caminhada da igreja.
A 26ª Assembleia Sinodal elegeu para representar o Sínodo no Conselho da Igreja, Adelino Sasse. Como delegados ao Concílio foram eleitos: Heidi Weingärtner Giellow, Tobias Mathies e Dieter Piske. A vice-pastora sinodal Mirian Ratz também integra a delegação sinodal. O pastor Ivo Krueger também participou do encontro porque representa os ministros eméritos da IECLB na comitiva nacional.
O Concílio é o maior fórum da IECLB. Neste ano acontece entre os dias 18 e 23 de outubro, na cidade-sede do Sínodo da Amazônia, em Cacoal/RO. Ele reúne representantes sinodais e de setores de atuação em torno das grandes questões da Igreja. Na ocasião, são promovidos debates e reflexões sobre os temas fundamentais, visando fortalecer e aprofundar a comunhão entre as comunidades, paróquias e sínodos na sua ação evangelizadora, missionária, diaconal e catequética. Neste ano também acontece eleição para pastor/a presidente e vices, além de outros cargos de abrangência nacional.