No domingo, 25/09, famílias do Sínodo Vale do Itajaí, estiveram presentes em uma celebração especial na Comunidade Gustavo Adolfo, na Vila Itoupava, em Blumenau/SC. O culto reuniu representantes das comunidades locais e uma delegação de membros da Paróquia de Sulzbach-Rosenberg/Baviera, na Alemanha. Na oportunidade aconteceu a entrega das bandeiras evangélico-luteranas para as 32 paróquias do Sínodo.
As bandeiras brancas com a cruz roxa são marca do evangélico-luterano em todo o mundo. Elas lembram a centralidade da palavra da cruz, são símbolo da igreja no mundo e são utilizadas em momentos festivos, como, confirmações, jubileus, ação de graças e Reforma. A ideia é que todas as comunidades coloquem estas bandeiras por ocasião do Concílio da Igreja, que acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, em Brusque/SC. As bandeiras são estendidas do lado de fora da Igreja, em torres e partes altas, visando proclamar ao mundo a identidade de fé.
A delegação alemão que trouxe as bandeiras tem parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), por isso, as paróquias foram convidadas a doarem o valor das bandeiras para esta atividade. O culto foi celebrado pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich, pelo P. Milton Jandrey, pelo P. Alfredo Malikoski e pela Pa. Taís Doriléa Kind Strelow.