No domingo Quasimodogeniti, dia 23 de abril, um culto especial na igreja do Espírito Santo, em Blumenau, SC, marcou os 25 anos do hinário Hinos do Povo de Deus I. O culto, dirigido pelo pastor Breno Carlos Willrich, da comunidade Centro, teve as presenças do Conselho de Música da IECLB, do pastor Frank Graf e sua esposa, do pastor Clovis Horst Lindner e dos netos de Alfons Butzke. Diversas canções foram cantadas durante o culto, sob o afinado acompanhamento do Grupo Vocal Isaec, que tem CDs gravados com os hinos do hinário.
A pregação do culto festivo foi dirigida pelo presidente do Conselho de Música da IECLB, Cleonir Zimmermann, que falou a partir do lema da IECLB para 2006. O pastor Frank Graf, com o primeiro exemplar do Hinos do Povo de Deus à mão, falou da história de seu surgimento.
“Minha esposa desenhou, linha por linha, nota por nota, a nanquim, cada melodia deste primeiro hinário”, testemunhou Graf. “Preservamos os hinos luteranos que não podiam ficar de fora por razões confessionais, fizemos traduções de novos hinos de diferentes fontes e incluímos diversos autores nossos, dando um rosto brasileiro ao hinário”, relatou o pastor e músico. Graf esteve à frente do trabalho de uma comissão nomeada pelo Conselho Diretor da IECLB em 1976, integrada ainda pela Irmã Ruthild Brakemeier, o professor Hans Günther Naumann e o pastor Dr. Lindolfo Weingärtner.
A Editora Sinodal lançou uma edição comemorativa de 100 exemplares do Hinos do Povo de Deus I, com o jubileu estampado na capa da encadernação de luxo. O vice-presidente do Conselho de Administração da Editora, pastor Clovis Horst Lindner, disse que, desde sua primeira edição em 1981, o hinário foi reimpresso 40 vezes, num total de 223 mil exemplares. Ao lado disso, também foi elaborado um livro com arranjos para organistas, do qual foram distribuídos 1.470 exemplares.
Fonte: P. Clovis Horst Lindner