Cristian Fuchs será o presidente do Conselho Sinodal na gestão 2023-2026. O novo Conselho Sinodal se reuniu no dia 19 de novembro, na Comunidade do Encano, na Paróquia de Indaial/SC, para realizar a eleição da nova diretoria que começa a atuar no dia 1º de janeiro. Na vice-presidência foi eleita Heidi Weingärtner Gielow (Blumenau Velha Central). Como tesoureiro Cláudio Francisco Goldacker (Pomerode-Apóstolo João) e a vice Annegrete Cristine Litzenberger (Bom Pastor- Fidélis). Na secretaria atuará Siegrid Hoeft (OASE) e Herlon Gilberto Hinsching (Timbó). Integrarão a diretoria ainda o pastor sinodal Alan Schulz e a vice Mirian Ratz; o representante no Conselho da Igreja, Adelino Sasse; e o presidente da Assembleia Sinodal, Dieter Piske.
Fuchs é membro da Comunidade de Bateas, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero, em Brusque/SC. Até o fim do ano é o presidente da Paróquia. Atuou durante quatro anos no Conselho da Igreja e foi presidente da Assembleia Sinodal. Em Brusque também coordenou a União Paroquial. Sua história é de muita dedicação às atividades da IECLB e tem um papel fundamental de liderança nos três níveis organizacionais da igreja. No 33º Concílio da Igreja foi eleito 1º vice-presidente do Concílio.
A composição da nova diretoria observou dois princípios: 1) o documento aprovado no Concílio em Cacoal/RO, que cria uma Política de Justiça de Gênero, amparada pelo documento da Comunhão de Igrejas da Federação Luterana Mundial, que orienta a participação equitativa de homens e mulheres nos espaços de liderança, decisão e representação; 2) na justa participação de pessoas que representam as comunidades nos cinco setores geográficos do Sínodo.