Crianças de todo o Sínodo Vale do Itajaí se juntaram nos dias 27 e 28 de julho, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC), para o retiro com crianças. O tema do encontro foi baseado nas palavras de João 14.6: “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim”. O programa contou com meditações, contadores de história, brincadeiras, integração e muita diversão.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich enfatizou que este encontro, além de estar previsto no Planejamento Estratégico do Sínodo, é também um sonho das lideranças do Culto Infantil, bem como dele mesmo. “Reunir crianças em torno da palavra de Deus, apontar para elas o caminho que leva à vida, brincar com elas e vivenciar comunhão e alegria com as crianças e orientadores do Sínodo é algo que será guardado no coração de cada participante – criança, orientador e ministro. O encontro teve a marca da Graça de Deus”.
Para o pequeno João Gabriel Baade o retiro precisa acontecer de novo. “Foi muito legal, brincamos muito e ainda conheci vários amiguinhos novos”. Rafaela Catherine Bruch de Melo acrescentou ainda que o programa estava perfeito, com boa alimentação, histórias, brincadeiras e muita música. “Adorei trocar ideias com as crianças vindas de diferentes paróquias, comunidades, enfim, de outras cidades. A gincana foi maravilhosa”.
O coordenador sinodal do Culto Infantil, Rolf Goldacker, saiu completamente animado com a iniciativa. De acordo com ele, embora o evento fosse inédito e o programa precisasse ser muito maleável, tudo transcorreu bem. “Fomos agraciados neste final de semana. Só posso agradecer aos pais pela confiança, aos orientadores pelo engajamento e ao grupo coordenador pela criatividade e prontidão aos novos desafios”.
O evento foi proposto pelo Conselho Sinodal, ao aprovar o Planejamento Estratégico do Sínodo Vale do Itajaí, que tem como uma das prioridades o trabalho com crianças, adolescentes e jovens. Esta e outras programações estão sendo planejadas, tendo em vista o desafio da Igreja de viver comunidade. Participaram 54 crianças e 18 colaboradores, entre orientadores, ministros e pais.