O Conselho Sinodal acompanhou projetos que estão sendo planejados junto às comunidades, pastorais e setores de trabalho do Sínodo Vale do Itajaí. Na última reunião, dia 19 de junho, o pastor sinodal Guilherme Lieven e o presidente Adelino Sasse falaram sobre as adaptações do planejamento missionário, por causa da pandemia. As ações sinodais estão sendo motivadas com foco na missão e na diaconia.
O projeto “Um gesto de amor, uma ação diaconal” , que tem como objetivo promover o amor de Deus por meio do cuidado para com as pessoas em situações de risco, privações e sofrimentos e no cuidado com a criação de Deus em geral. A intenção é reunir pastorais e setores de trabalho e promover ações concretas de diaconia no mês de outubro.
O curso virtual em quatro módulos sobre gestão de comunidades também está na pauta sinodal. A proposta pretende abordar identidade luterana, estrutura eclesiástica, finanças na igreja, comunicação comunitária e missão e diaconia com pastorais. A proposta será oferecida para presbíteros de comunidades e paróquias e acontecerá em setembro.
“Somos uma igreja de comunidades que caminham juntas, por isso uma igreja sinodal. A caminhada conjunta é um aprendizado constante que produz frutos especialmente através de ações práticas”, disse Lieven.