O Dia da Igreja 2024 foi lançado durante a reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, no sábado, 25 de novembro, na Comunidade Blumenau Centro. O evento, que acontecerá no dia 07 de julho, em Brusque/SC, tem como objetivo reunir luteranos e luteranas de todas as paróquias do Sínodo para celebrar os 200 anos de presença luterana no Brasil. A temática “Por Cristo” irá nortear as ações durante o evento. “Será um grande encontro, pensado para atender todas as idades, com uma programação envolvente, com muita música, interação e celebração.”, enalteceu o presidente sinodal, Cristian Fuchs.
O pastor sinodal Alan Schulz explicou que o grande desafio é convidar e mobilizar as pessoas. Segundo ele, na parte da manhã, acontecerá um encontro sinodal de coros, interações artístico-culturais e espaços para visitação. À tarde, um grande culto com a celebração da ceia está sendo pensado. “Conclamo, comunidades e setores de trabalho a se unirem nesta proposta. Queremos conviver novamente como uma grande família de fé. Esta celebração nos motiva a construir caminhos de unidade e identidade, celebrando a presença luterana em nosso tempo com o olhar para o futuro”.
Na pauta da reunião ainda foi apresentado o desdobramento do Plano Sinodal de Ação Missionária, sob a ótica teológica e confessional, à luz das escrituras e da confissão de Augsburg. Schulz reafirmou que a ação sinodal precisa se concentrar na formação de lideranças, capacitação bíblico-teológica e na formação contínua de ministros e ministras. “Com isso, contribuímos com a missão de Deus que acontece na comunidade, onde estão as pessoas, a igreja são as pessoas. É o que já foi demonstrado na construção do planejamento”.
Conselheiros e conselheiras aprovaram o Orçamento Geral do Sínodo para o próximo ano, receberam a prestação de contas da Tesouraria e apreciaram assuntos de interesse do Sínodo. A JE Sinodal aproveitou o momento para lançar o do Acampamento de Jovens da IECLB, do Sínodo Vale do Itajaí, sob o tema: “Raízes”.