Conselho do Sínodo Vale do Itajaí se reuniu em Itapema (SC)
No sábado, dia 22 de junho, o Conselho Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí se reuniu na Paróquia de Itapema para mais uma reunião ordinária. A pauta extensa incluiu assuntos ministeriais, relatórios financeiros, orientações para paróquias e comunidades e avaliação da assembleia sinodal.
O presidente do Conselho, Rubens Olbrisch, abordou questões administrativas do Sínodo, como por exemplo, as ações da Comissão Administrativo-Financeira, que está percorrendo as paróquias, no sentido de orientar quanto a correta utilização das ferramentas financeiras, dos impostos devidos e da política de recursos humanos. Junto a isto, estudou-se a proposta da contratação de um escritório de contabilidade para todas as comunidades e paróquias do Sínodo. A ação, se adotada, criará mais unidade e segurança administrativa.
O Conselho regulamentou a unificação das datas de eleição das diretorias paroquiais. O assunto foi aprovado por moção na última Assembleia Sinodal. Portanto, em primeiro de janeiro de 2015 todos as lideranças iniciarão o mandato conjuntamente. A iniciativa pretende melhorar a formação, comunicação e integração dos presbíteros.
A reunião do Conselho aprovou a proposta de revisão da subsistência ministerial. A partir de agora ela retorna ao GT (grupo de trabalho da presidência da IECLB), para juntar-se às propostas dos outros sínodos e posteriormente ser apreciada pelo pleno do Conselho da Igreja. A ideia é recuperar a subsistência de forma escalonada até 2018 e promover uma maior equiparação entre as subsistências no Brasil.
O grupo ainda apreciou o projeto da construção da nova sede sinodal; homologou os nomes dos pastores Hugo Solano Westphal e Rolf Baade para integrarem a Comissão Jurídico-Doutrinária; indicou Dieter Piske e Adelino Sasse para comporem a Associação Sinodal de Editoração e convocou uma assembleia extraordinária para apreciação da reforma estatutária do Sínodo, que acontecerá no dia 28 de setembro, na Comunidade Trindade, em Timbó (SC).