Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
No último sábado (4), o Sínodo Vale do Itajaí realizou um encontro de presidentes, tesoureiros e secretárias executivas das paróquias. O evento ocorreu na Paróquia da Itoupava Seca, em Blumenau, durante todo o dia. Os assuntos discutidos estavam relacionados com dois temas principais: liderança e solução de conflitos; e procedimentos administrativos e contábeis.
Na parte matutina, a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat explanou pontos importantes do curso “Mitarbeiter Qualifiziert Führen (Qualificação no Ambiente de Trabalho)”, ministrado no Brasil em maio e agosto deste ano (clique aqui e veja a matéria na íntegra). O objetivo da modalidade é qualificar as lideranças na busca da solução de conflitos e de maior eficiência no exercício de algum cargo. Para tanto, a compreensão da situação, o autoconhecimento e a comunicação são fundamentais. Nessa perspectiva, Mariane conduziu o grupo com textos, dinâmicas, análises e diálogos.
A secretária executiva do Sínodo Vale do Itajaí, Mara Andréia Brandes Vieira, e a contadora Ivete Lauretti apresentaram alguns apontamentos sobre a administração das paróquias e comunidades, principalmente, em relação à contabilidade e documentação oficial. Elas falaram da legislação vigente e enfatizaram a importância de priorizar a legalidade dos materiais. “Estes encontros são importantes para que possamos interagir. O Sínodo precisa ser esse elo que busca a melhoria de todos os serviços e se dispõe em ser uma ferramenta importante de consulta e responsabilidade”, reforça Mara Andréia.