Na terça-feira, 15/02, ministros e ministras do Sínodo Vale do Itajaí tiveram o primeiro encontro do ano, que fortaleceu e motivou o compromisso ministerial no Sínodo. A conferência aconteceu de forma híbrida: presencial no Centro de Eventos Rodeio 12 e virtual no Zoom. O pastor Dr. Paulo Butzke, do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB, conduziu o estudo sobre o tema do ano.
Amar a Deus e a Pessoas
Segundo Butzke, a temática escolhida para 2022, remete ao grande mandamento do amor ratificado por Jesus como o resumo de toda a lei do Antigo Testamento. Ele explanou sobre o tema ‘amar a Deus e as Pessoas’ e o lema ‘Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade - 1 João 3.18’. “Os evangelhos narram que Jesus, quando perguntado a respeito do principal mandamento, respondia o que estava escrito no Antigo Testamento. É provável que tenha sido uma pergunta recorrente que surgia da insegurança do povo. Jesus disse que o grande e primeiro mandamento é amar a Deus, de todo o coração, da alma e do entendimento. O segundo, semelhante ao anterior, é amar ao próximo como ama a si mesmo”.
Grupos de Trabalho
Foram formados três grupos temáticos na segunda parte do encontro. Sob a coordenação do pastor sinodal Guilherme Lieven, o primeiro grupo debateu sobre a proposta de projetos pilotos missionários diaconais apresentado pelo Sínodo. O segundo grupo reuniu assessores teológicos das pastorais do Sínodo, sob a coordenação do pastor Alan Schultz, para repartir os desafios dos trabalhos das pastorais nas comunidades e a importância da identidade confessional e pastoral. O terceiro reuniu ministros e ministras que assumiram campos de atividade durante o tempo da pandemia. Foi coordenado pela vice-pastora sinodal Mirian Ratz e pelo vice-presidente do Conselho Sinodal, pastor Rolf Baade. O grupo dialogou sobre a chegada e a adaptação local e desafios do exercício do ministério no Vale do Itajaí.