As comunidades de Blumenau participaram no desfile comemorativo pelos 172 anos da cidade. A igreja luterana fez parte do roteiro festivo do evento porque tem a sua história intimamente ligada, já que os 17 primeiros imigrantes alemães eram da confessionalidade evangélico-luterana. A integração das comunidades foi promovida pela União Paroquial Luterana - CEB-UPL.
A delegação da IECLB, composta por 65 pessoas, levou à Rua 15 de Novembro, importante rua central da cidade, os imperativos do Tema do Ano: acolha, sirva, ensine, pacifique e dialogue. “Queremos deixar o nosso testemunho para toda a cidade que somos uma igreja que caminha junto com a população. Nossas comunidades são inclusivas e missionárias, atrativas e que estimulam a vivência do evangelho”, pontuou a presidente da organização, Heidi Weingärtner Gielow
O tema do desfile foi os 200 anos do naturalista Fritz Müller, referenciado com personagens e representações de várias etapas da vida do naturalista. Entre as demais atrações, estiveram as bandas Municipal e do 23º Batalhão de Infantaria, além de 21 bandas e fanfarras escolares, entidades sociais, instituições religiosas e vários órgãos municipais e estaduais. Cerca de duas mil pessoas participaram, distribuídas em mais de cem grupos representando diversos segmentos de Blumenau. Outras milhares de pessoas se reuniram ao longo da via, que é palco tradicional dos desfiles.