A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo Redentor de Ribeirão Herdt, na Paróquia Apóstolo João, em Pomerode (SC), está em festa, pois no 1º domingo depois da Páscoa, dia 7 de abril, inaugurou seu novo templo, a Igreja da Reconciliação. O pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, predicou e presidiu a consagração do novo templo ao serviço de Deus.
A celebração festiva iniciou no antigo espaço litúrgico, onde, por quase 24 anos, a comunidade se reuniu nos seus cultos e encontros. Coordenadores comunitários, ministros locais e autoridades eclesiásticas seguiram em procissão, além dos membros responsáveis pela construção, que conduziram a cruz processional, o círio aceso, a Bíblia, os paramentos e demais utensílios litúrgicos, ao novo altar.
Na pregação, o pastor-presidente lembrou o Salmo 84. Um hino feito para louvar a Deus pelo templo. É um sincero elogio à casa de Deus. Como no texto, Friedrich destacou que pardais e andorinhas são passarinhos que migram e dão lições sobre os humanos. “Os passarinhos que migram procuram um lugar vago sob qualquer teto para fazer seus ninhos. Assim também nós buscamos uma casa que é diferente da casa onde moramos todos os dias. Nós buscamos a casa de Deus. Porém nesta casa, nós sentamos e nos sentimos os amados filhos e as amadas filhas do Pai, que está nos céus. O interior desta casa nos faz bem – faz bem aos nossos olhos, aos nossos sentidos, às nossas almas cansadas”.
O pastor-presidente acrescentou ainda que a casa de Deus é como um ninho e afirmou que dedicar ao serviço de Deus, a Igreja da Reconciliação, é assumir o compromisso com uma comunidade que é chamada a ser um ninho neste mundo. “Jesus nos pede e nos anima a sairmos de nós mesmos para melhor servir e sintonizar com os sofrimentos, as dores e a vida dos outros. Pois Deus quer ser encontrado pelo caminho da solidariedade e da comunhão aberta com toda a humanidade”.
A condução de toda solenidade coube aos pastores Rolf Roeder e Dieter Juergen Thiel. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich e o presidente do Conselho Sinodal Rubens Olbrisch também coordenaram a celebração. Os hinos foram acompanhados pelo Coro de Trombones da Comunidade da Meuc de Pomerode. O Coral da Paz, da Comunidade Pomerode Centro, também participou do evento.