O Conselho de Missão entre Índios (Comin) lançou caderno sobre a Semana dos Povos Indígenas 2010. Tukuna Nawa Itsunim – Nosso mundo Kanamari é o tema da Semana dos Povos Indígenas. Através dele, o povo Tukuna, como se autodetermina o Kanamari do Amazonas, fala sobre o seu mundo e sua forma de vida. Quer apresentar-se como parte da sociedade nacional, mas com características culturais específicas. Propõe falar como é o seu dia-a-dia, com é a sua religiosidade, como se relaciona com os animais, com as plantas e com todas as outras espécies e seres.
A primeira parte do caderno é elaborada por crianças. A segunda volta-se para o público juvenil, servindo também como fonte de informações para as pessoas que vão orientar e animar as reflexões. A terceira parte traz orientações pedagógicas de como trabalhar de forma didática e contextualizada com o caderno e o cartaz.
O desejo do povo Kanamari, assim como a do COMIN, é que na leitura deste caderno, com falas, desenhos e fotos oferecidas por ele, novas práticas de conhecimento seja percebidas. Para isto, é necessário mergulhar na perspectiva do outro, da outra, constituída como um ponto de vista próprio.
O Conselho de Missão entre Índios (Comin) é um órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Foi criado em 1982, com a finalidade de assessorar e coordenar o trabalho da IECLB com os povos indígenas em todo Brasil. Para atender este objetivo, o Comin se faz presente junto a alguns povos e comunidades indígenas, criando parcerias e dando apoio nas áreas da educação, saúde, terra, organização e auto-sustentação. O Comin tem como princípio e compromisso apoiar as prioridades colocadas pelos povos e comunidades indígenas, respeitando seu jeito de ser e sua cultura, trabalhando com eles e não por eles.
O Caderno, cartaz, Power Point, textos e fotos sobre o material da Semana dos Povos Indígenas 2010 podem ser baixados diretamente do site do COMIN: www.comin.org.br ou pedidos de material pelo e-mail: comin@est.edu.br