Os 120 anos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas no Brasil são celebrados com júbilo no segundo dia de atividades do Encontro Nacional, em Blumenau/SC, no Sínodo Vale do Itajaí. Na manhã de sábado, dia 6, após a Oração da Manhã, as mulheres participaram da palestra 'Celebrai com Júbilo! 120 anos de OASE no Brasil', ministrada pela ex-pastora sinodal Mariane Beyer Ehrart.
A palestra resgatou a história de construção e realizações da OASE ao longo de sua trajetória centenária no Brasil. Relembrou momentos que marcaram estes 120 anos de “Comunhão, Testemunho e Serviço”, como em 1912 quando o pastor Friedrich Pechmann citou em seu relatório a importância de as mulheres integrarem a Diretoria da Igreja. Durante os anos de atuação, a OASE fortaleceu a presença da mulher na Igreja e na vida comunitária.
Com o início das atividades em 1899, a OASE congrega atualmente 26 mil mulheres e está presente em todos os 18 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Durante suas considerações, a Pa. Mariane destacou a relevância da atuação social e do fortalecimento da fé . “A OASE é serviço. Pedimos às mulheres da OASE que sejam missionárias e acolhedoras. Cativar as pessoas a participar da igreja é nossa missão. Através do Batismo somos convidadas a propagar os ensinamentos de Deus. A igreja não pode terceirizar seu papel missionário. Para a realização de sua obra Deus chama seus filhos e filhas. Ele nos chama para que sejamos colaboradoras dele.”
Na programação da manhã foram apresentados os vídeos enviados pelos grupos de OASE presentes no Encontro Nacional, com mensagens de suas participantes, reforçando o compromisso de doação e dedicação ao serviço cristão. Dinâmicas de aproximação e união das mulheres também foram realizadas, juntamente com louvores e cantos.