No dia 27 de agosto, o Sínodo Vale do Itajaí reuniu mais de 300 pessoas no Encontro Sinodal de Casais. O evento aconteceu na Comunidade Bom Pastor, em Brusque, e teve como tema “A aliança de Deus que gera fidelidade”. A palestra ficou ao cargo do P. Roger Marcel Wanke, professor na Faculdade Luterana de Teologia (FLT).
Em sua apresentação, o pastor Roger enumera dois exemplos sobre a percepção da fidelidade nos dias de hoje: “em primeiro lugar parece, fidelizamos compras, recebemos cartões de fidelidade de lojas, que acumulam pontos, nos possibilitando descontos ou produtos. Por outro lado, parece que falar hoje sobre fidelidade significa falar de algo antiquado, que não se encaixa mais na época em que vivemos. Principalmente no contexto no relacionamento interpessoal, parece que ser fiel é careta, fora de moda”.
Ele seguiu afirmando que a misericórdia e a fidelidade de Deus são dois atributos dele, que dão condições para viver nesse mundo. Se não fosse a misericórdia e a fidelidade de Deus, o ser humano não estaria aqui. Elas se renovam a cada manhã como presente de Deus a nós. “A misericórdia, a graça e a lealdade de Deus significa em outras palavras, que Deus não rói a corda. E sua fidelidade, tem a ver com o caráter de Deus e significa que ele permanece firme nos seus propósitos e valores. Por ser fiel, Deus é confiável”.
O encontro ainda contou com muito louvor com grupos de canto, coros e instrumentais, apresentação dos grupos e comunidades presentes e encerrou com um grande almoço de confraternização.