Para comemorar os 60 anos de sua existência, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou, dentro do Ano da Bíblia, o projeto Bíblia Manuscrita. Com a instalação de um scriptorium em várias cidades do Brasil, a entidade pretende montar, entre os meses de junho e setembro, 29 exemplares completos do texto bíblico, manuscrito por brasileiros.
Os exemplares, depois de prontos, serão doados um para cada estado da Federação, que estarão expostos nas bibliotecas públicas das capitais, e dois exemplares nacionais, um para o Museu da Bíblia, em Barueri (SP), e outro para a Biblioteca Nacional, em Brasília.
Segundo o coordenador do scriptorium de Blumenau (SC), Samuel Sobotka, ainda faltam copistas voluntários para os 4.017 versículos destinados para as igrejas da região. Ao todo, serão copiados os 31.183 versículos da Bíblia em todo o país, por cerca de 15,5 mil voluntários.
Interessados em maiores informações ou em participar do projeto escrevendo dois versículos, podem entrar em contato com Sobotka pelo telefone (47) 9982-9059. Os selecionados receberão treinamento aos sábados, a partir das 15 horas, na ETEBLU, à rua Timbó 44, em Blumenau.
O objetivo do projeto da SBB é incentivar a leitura da Bíblia e estimular a contribuição financeira para ampliar o acesso às escrituras em braile e áudio a deficientes visuais atendidos pelo programa Inclusão do Deficiente Visual. Além da transcrição manuscrita do texto bíblico, outras programações estão previstas até dezembro para comemorar o Ano da Bíblia.
Pastor Clóvis Horst Lindner
clovishl@mythos.art.br