A Comunidade Luterana Blumenau Centro assinou contrato com a construtora Hahne para início do restauro da Igreja do Espírito Santo, no centro histórico de Blumenau/SC, em uma cerimônia no dia 06 de julho. Os reparos devem começar imediatamente com a montagem do canteiro de obras.
Na primeira etapa os trabalhos vão se concentrar no telhado e na torre da edificação que tem 144 anos de história. Antes disso, o órgão de tubos da igreja será desmontado e guardado para evitar danos e posterior restauração.
Os dois grandes vitrais que estão ao lado do altar serão recuperados. Eles estão abaulados e correm o risco de ter os vidros quebrados. Os vitrais serão desmontados e as peças, levadas para o Rio de Janeiro, onde serão recuperadas.
O pastor Milton Jandrey informa ainda que a segunda etapa abrangerá obras na parte externa e interna do templo e que o serviço é necessário para preservar as características originais da edificação e garantir a segurança de membros e visitantes.
Durante as obras da primeira fase a igreja permanecerá fechada por, pelo menos, cinco meses. Nesse período as celebrações serão realizadas no salão paroquial, que recebeu melhorias para receber a comunidade.
Patrimônio Histórico
A Igreja do Espírito Santo é tombada desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Fundação Catarinense de Cultura desde 2002. É parte importante do patrimônio histórico nacional e estadual, além de ser uma das mais belas edificações erguidas no período colonial de Blumenau. A igreja de estilo neogótico, com planta octogonal, foi projetada pelo arquiteto Henrich Krohberger.
O projeto de restauro foi elaborado pela arquiteta Rosália Wal e tem aprovação da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Por meio dela empresas podem doar parte do imposto de renda devido para que a igreja seja recuperada.
Doações
A Comunidade Luterana está autorizada a arrecadar até R$ 4,3 milhões por meio da lei de incentivo. Já foram arrecadados R$ 2,5 milhões. A comunidade também se organizou para promover uma campanha de arrecadação com os membros.