Um sábado que marcou a história da Comunidade Blumenau Centro. No dia 26 de junho, a chuva fina, a umidade e o frio não foram empecilhos para juntar pás, enxadas e muita gente com disposição para fazer o bem com a criação de Deus. Mudas de árvores foram plantadas ao longo do cemitério evangélico da comunidade luterana. O ponto turístico recebeu mais de 160 mudas de ciprestes, pinheiros e árvores nativas, que florescem em diferentes épocas do ano, bem como algumas frutíferas e também um espaço com árvores citadas na Bíblia.
O projeto foi apresentado após um forte ciclone derrubar uma série de árvores quase centenárias e espalhar um rastro de destruição num dos cartões postais mais bonitos de Blumenau/SC. O investimento passou dos R$ 40 mil reais. As campanhas e doações somaram R$ 30 mil. “Como comunidade, nós recebemos um belo legado de arborização deste local. Apresentamos a partir deste sábado um novo conceito que mantém a memória, mas que também trará embelezamento e valorização do local”, destacou o pastor local Milton Jandrey.
O grupo de jovens local aproveitou o dia para refletir sobre a temática do meio ambiente. Inspirados na cartilha ‘Juventudes e Justiça Ambiental’ se uniram ao grupo e colocaram as mãos na terra. Segundo a jovem Mirian Hülle Jandrey esta é mais uma oportunidade para integrar as ações da comunidade com temáticas importantes para a vida das pessoas.
Umas das iniciativas encontradas para financiar o projeto foi a campanha “Cruzes para a Vida”. A partir dos restos de madeira retorcidos, após a tempestade, foram confeccionadas mais de mil pequenas cruzes. Toda a renda foi revertida para o projeto de arborização.