Uma prática muito conhecida em países europeus ou até mesmo nos países do extremo sul da América Latina é o turismo histórico a partir de cemitérios bem conservados e catalogados. A partir desta experiência, lideranças da Comunidade Luterana Blumenau Centro sonharam algo similar para o cemitério evangélico localizado na colina central, nos fundos da igreja do Espírito Santo. Na manhã de 21 de setembro foram apresentados os cinco roteiros de visitação do projeto “Um Bosque de Memórias”, uma novidade em cemitérios de Santa Catarina.
A proposta contempla passeios ao longo dos túmulos a partir de histórias da vida de pessoas que ajudaram a construir Blumenau. Um roteiro é formado por empresárias, escritoras, professoras e artistas, a partir da participação e contribuição em diferentes setores da sociedade. Outro, por exemplo, reúne unidades que se destacam pela arquitetura e história. Às pessoas interessadas com o início da colonização, é possível visitar os primeiros imigrantes da colônia. E ainda, existe um roteiro sobre o trabalho e ofícios, composto por alfaiates, mecânicos, industriais e marmoristas.
O trabalho de pesquisa do guia é da especialista em Patrimônio Cultural Funerário e doutora em História, Elisiana Trilha Castro e da museóloga Anna Julia Borges Serafim. A Associação Memorial Funerário Mathias Haas apoiou o projeto com o intuito de preservar o patrimônio e incentivar a visitação turística e cultural. O guia pode ser adquirido junto a Secretaria da Comunidade (comunidadecentro@luteranosblumenau.com.br) por R$ 25,00. O valor está destinado para a conservação e paisagismo do bosque. Com o guia em mãos é possível escolher um dos cinco roteiros e fazer a visitação.
Imagens: Deluca Junior