Delegados das 30 Paróquias, 85 Comunidades, Setores de Trabalho e Ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil estiveram reunidos na 16ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí. A Paróquia Martim Lutero, em Brusque/SC, recebeu o evento mais importante da estrutura descentralizada da Igreja, no sábado, 14 de abril.
O pastor emérito Wilfrid Buchweitz palestrou sobre o tema “Chamados para Ser e Viver Comunidade”. Ele alertou que não é fácil ser e viver comunidade num mundo em constante mudança. Desafiou a pensar como ser Igreja na sociedade atual. “Num mundo cada vez mais diversificado e plural, é necessário selecionar atividades, projetos e ter nossa confessionalidade bem diante dos olhos, para não correr o risco de misturar tudo”.
Buchweitz afirmou que é fundamental ler a Bíblia. “Não dá para deixar a poeira se acumular sobre ela, porque o tempo faz a gente esquecer as histórias e mensagens bíblicas. A Bíblia é inspiradora e o fundamento do nosso modo de ser e viver comunidade hoje”.
Outro assunto de grande relevância da Assembleia Sinodal foi a votação da moção encaminhada pela Juventude Evangélica Sinodal. O documento sugere ao Concílio da Igreja a criação de uma vaga permanente nesta instância aos jovens. A indicação, caso aprovado, será feita pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica Sinodal. Os delegados da Assembleia acataram a solicitação e encaminharam a reivindicação à Igreja. “Se o tema da IECLB sugere uma Comunidade jovem e viva, nada mais coerente do que os jovens terem representação na instância máxima da Igreja”, enfatizou o presidente da Juventude Evangélica Sinodal, Robson Kuhlmann.
Os documentos da Tesouraria, os relatórios da equipe sinodal e dos Setores de Trabalho e o Planejamento Estratégico foram apreciados e aprovados no Pleno da Assembleia. Os delegados sugeriram que o Sínodo Vale do Itajaí dispense uma atenção maior à área da Comunicação. Em 2011 este mesmo fórum criou uma Comissão para estudar a temática. Por fim, o Pleno decidiu que a próxima Assembleia acontecerá no dia 6 de abril, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Itoupava Rega, no município de Blumenau/SC.
“Saímos da Assembleia Sinodal em Brusque com a clareza de que ser e viver comunidade não é tarefa somente de alguns especialmente vocacionados. Deus nos chama individualmente, pelo nome, através do Batismo, para o serviço em sua Igreja. Cada um de nós, em sua Comunidade, na cidade ou no interior, na praia ou na fábrica, recebeu muitos dons para ajudar a ser e viver comunidade viva, jovem, empenhada e com os pés firmes no chão”, motiva a Mensagem da Assembleia.