O Centro de Eventos Rodeio 12 tem boas perspectivas para o seu futuro. É o que garante o pastor em. Anildo Wilbert, diretor geral do jornal O Caminho, depois de participar de uma assembleia geral extraordinária, no sábado, dia 8 de dezembro. “Rodeio 12 é nossa e precisamos nos conscientizar de que cabe somente a nós dar uma boa perspectiva para essa casa”, disse Wilbert à assembleia.
Na visão do pastor sinodal Breno Willrich, que também esteve em Rodeio no sábado, “a assembleia extraordinária olhou com esperança para o futuro da casa e despertou a consciência de que algo precisa ser feito”.
A assembleia havia sido convocada em caráter de urgência pelo presidente da associação responsável pela casa, Ingo Gerke, por conta de um insistente déficit mensal nas contas.
Construída ao longo da década de 1990 do século passado e inspirada nas históricas academias do pós-guerra na Alemanha, a obra teve o empenho pessoal do então pastor regional Meinrad Piske.
“Necessitamos de uma casa que discuta os grandes problemas da nossa sociedade à luz do evangelho e da confessionalidade luterana, que seja capaz de reunir quem planeja o futuro para debater com profundidade em que direção queremos caminhar”, preconizava o pastor regional da RE 2.
O Lar Rodeio 12 foi concluído com a inauguração da Capela Doze Apóstolos – a cereja do bolo da obra –, no apagar das luzes da gestão de 16 anos de Piske à frente da Segunda Região Eclesiástica.
O fim das regiões também encerrava um importante período da história da IECLB, abrindo espaço para os sínodos, a estrutura que funciona na igreja desde então e que herdou a casa pronta.
Duas décadas depois de muito uso, a casa precisa ser mais proativa na organização de eventos que a sustentem. O impulso motivador para que doravante a própria casa ofereça um grande encontro mensal – resgatando o espírito original da academia que deveria ser na sua origem – veio dos pastores eméritos da região.
Coordenados por um triunvirato integrado pelos pastores eméritos Anildo Wilbert, Friedrich Gierus e Meinrad Piske, os pastores aposentados assumiram para si a tarefa desses encontros. “Todo mês haverá uma grande programação que os eméritos querem organizar”, celebrou o pastor Willrich. Esse triunvirato indicará um nome para a função, criada pela assembleia, de orientador espiritual da casa.
Além disso, o Centro de Eventos Rodeio 12 precisa incrementar a sua ocupação, e isso precisa ser comercializado. Esse tipo de ocupação dirige-se especialmente a empresários, para encontros com seus colaboradores e cursos das áreas de recursos humanos das empresas.
Para que isso se realize, a casa necessita de um upgrade, como ar-condicionado e tv nos quartos, ao menos de um dos prédios. “Vamos nos empenhar para conseguir os recursos necessários para isso”, assinala o pastor Willrich.