Na noite de domingo, dia 14, o pastor Arnaldo da Rocha Clemente foi instalado na Comunidade Missionária de São João Batista, pertencente à Paróquia Unidos em Cristo, de Brusque (SC), no Sínodo Vale do Itajaí. O ato foi oficiado pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
Na prédica, Clemente utilizou a ‘Parábola do Bom Samaritano’ e explicou que ela fala do amor ao próximo. “O conto acontece entre um mestre da Graça e um mestre da lei. Ela diz que o amor ao próximo não é fruto da lei, mas é fruto da Graça e desafia a nos tornarmos próximos uns dos outros. É preciso olhar uns para os outros. É necessário entendermos que o próximo é alguém diferente e que ao mesmo tempo é também muito importante e tem o seu valor. Desta forma é possível construir uma nova comunidade”.
O pastor sinodal, ao conduzir a instalação, reiterou, em nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que edificar uma comunidade é uma tarefa de muita responsabilidade, mas que não cabe somente aos membros e ministros. “Quem edifica é Deus. Mas ele chama pessoas para esta tarefa. E, a partir de agora, ele chamou o pastor Arnaldo, lideranças, coordenadores e membros para edificar uma nova comunidade na cidade de São João Batista (SC)”.
Esta é a comunidade mais nova do Sínodo. Há algum tempo a IECLB marca presença naquela região. Agora um novo e grande passo foi dado: a instalação do primeiro pastor ordenado da Igreja em tempo integral. Com auxílio da campanha Vai e Vem este sonho foi possível. A pequena comunidade já dispõe de um templo e de moradia pastoral alugados. Também é possível oferecer estrutura para o trabalho do ministro, como veículo e subsistência.
O presidente do Conselho Sinodal Rubens Olbrisch; o vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf; o presidente da Comunidade Evangélica de Brusque, Cristian Fuchs; o pároco local, pastor Hilton Jair Gorris; a pastora Christiane Plautz; o reitor do Santuário da Santa Paulina de Nova Trento (SC), padre André Borges da Silva; o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, ministros e lideranças do Sínodo também participaram da celebração.
Histórico do ministro
Arnaldo da Rocha Clemente nasceu e morou até os 20 anos em Juiz de Fora (MG). Formou-se bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS), em 1992. Em 2007, concluiu a integralização do curso de bacharel em Teologia, pelo Centro Universitário de Maringá (PR). Atualmente está concluindo a pós-graduação em Sociologia e Filosofia para Educadores, via Educação a Distância do ITDE.
Realizou o estágio supervisionado em Sapucaia do Sul (RS) e Esteio (RS), sob a monitoria do P. Dr. Oneide Bobsin, hoje reitor da Faculdades EST. Realizou o PPHM (1993) em Toledo (PR). Seu primeiro pastorado foi em Guarujá do Sul (SC), quando foi ordenado pastor no dia 27 de março de 1994. Em fevereiro de 1997 transferiu-se para Palmas (TO). Lá exerceu o ministério pastoral por quase 5 anos. Em novembro de 2002 assumiu o pastorado da Paróquia de Campo Mourão (PR). Em 2006 foi eleito para o mandato de 2007 a 2010 como vice-pastor sinodal do Sínodo Paranapanema.
Arnaldo é casado com Maria Odete Berwaldt com quem tem dois filhos, Nathália e Nickolas Berwaldt Clemente. Sua esposa é formada e pós-graduada em Filosofia e Pedagogia e atualmente está concluindo a pós-graduação em Sociologia e Filosofia junto com seu esposo.