A Paróquia Luterana Velha, em Blumenau (SC), está em festa com a instalação do seu novo ministro, o pastor Anderson Ellwanger. O ato aconteceu no dia 15 de setembro, na igreja da Paz, e reuniu comunidade, colegas ministros, familiares e amigos. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich presidiu a solenidade e os ministros, pastor Ronei Odair Ponath e diácono Clauder Sérgio Wutke Geike, foram os assistentes.
Na pregação, o pastor Anderson utilizou um texto do profeta Jonas. “Deus não quer a nossa destruição, a nossa ruína. Deus oferece meios para que as pessoas vivam bem. A palavra de Deus tem que nos tocar e deixar nos transformar. Sempre de novo precisamos nos alimentar da palavra, porque Deus sempre nos acolhe e está de braços abertos para receber a todos que se arrependem. Ele não quer nossa destruição, mas sim a nossa transformação”.
Anderson nasceu em 1984. É casado com a catequista Mônica Erdmann Ellwanger. O casal tem a filha Manuela de um ano e meio. Ele cresceu em Blumenau, na Paróquia de Badenfurt, e sempre foi muito ativo nas atividades do Culto Infantil, Ensino Confirmatório e Juventude Evangélica.
Em 2002 iniciou o estudo de Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). Realizou o estágio intermediário na Pastoral da Consolação, em Curitiba (PR), e na Comunidade Concórdia, em São José dos Pinhais (PR). Entre 2008 e 2010 realizou o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Paróquia de Timbó (SC). Após, foi enviado para o primeiro campo de atividade ministerial na Paróquia de Serra Pelada, em Afonso Cláudio (ES), na qual atuou juntamente com a sua esposa até agosto deste ano.