Quatro dias, mais de 400 pessoas, natureza, louvor e confraternização. Esta foi a fórmula perfeita de um dos eventos jovens mais famosos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A 33a edição do acampamento de carnaval juntou jovens, pais, ministros e lideranças comunitárias vindas dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. Sob o tema: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. Josué 1.9”, os participantes foram contemplados com uma série de atividades como celebrações, integração, louvor, diversão e muita vivência espiritual; entre os dias 9 e 12 de fevereiro, em Canelinha/SC.
As primeiras horas ainda consomem muito tempo com a organização do espaço. Barracas para montar, refeições para organizar e grupos para coordenar. Neste primeiro momento, as boas-vindas foram dadas pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich e pelo pastor orientador Edélcio Tônio Tetzner, ambos do Sínodo Vale do Itajaí. Logo no início tendas chamaram a atenção. Eram locais que poderiam ser visitados e apresentavam os trabalhos de cada um dos grupos de Juventude Evangélica (JE).
Outra grande oportunidade que este evento ofereceu foram os momentos de meditação, coordenados pela ex-coordenadora do Conselho Nacional da JE, Katilene Willms Labes. Um espaço que fazia a cabeça da galera eram as oficinas – práticas ou teóricas –, conduzidas por jovens, ministros ou lideranças convidadas. Todas estas atividades eram intercaladas com muito louvor. A pastora Mirian Ratz e o pastor Edélcio Tônio Tetzner, ambos da orientação teológica da JE Sinodal, conduziram as palestras sobre a temática do acampamento.
“Momentos culturais, como o baile e a noite cultural; e esportivos, como o futebol de sabão e o aquabol foram únicos e inesquecíveis”, confessa a secretária de Comunicação da JE Sinodal, Martha Maas. De acordo com ela foram oportunidades de descontração e integração. “O baile típico foi muito divertido, os jovens puderam mostrar sua criatividade nas fantasias”. No final, inclusive um rei, fantasiado à mexicano; e rainhas, fantasiadas à hawainas, foram destaque da noite.
Ao final do acampamento, uma homenagem ao ex-presidente da JE Sinodal, Robson Kuhlmann, foi conduzida pela Direção da JE Sinodal. “A maior alegria que tive nesta edição foi ver que todo o trabalho realizado pela coordenação nos últimos anos foi de grande sucesso. Obtivemos várias vitórias. Tenho certeza que a nova coordenação está preparada e organizada para que o trabalho não apenas continue e, sim, melhore cada vez mais”, despediu-se Kuhlmann.
“Um ponto marcante do acampamento foi a participação crescente dos jovens, que estão a cada ano curtindo a programação de forma exemplar. Creio que isso é resultado de tudo o que vem sendo feito pela coordenação sinodal, aliado ao apoio do Sínodo e a participação efetiva dos jovens e ministros nos trabalhos com jovens. Esse apoio dá ânimo e perspectivas positivas à coordenação para as demais atividades programadas no restante do ano”, comemorou o presidente da organização, James Doring.