O ano de 2013 é especial para a Comunidade Luterana Pentecostes da Paróquia Vale do Iguaçu, do Sínodo Norte Catarinense.
A Comunidade festejou seu centenário no dia 16 de junho com um Culto festivo, contando com a presença de Pastores que exerceram ali seu ministério por um certo tempo. Após o Culto todos se dirigiram para o CTG ( Centro de Tradições Gaúchas) para um momento de descontração e reencontros.
A Comunidade Luterana marca sua presença na História de Porto União.
Conheça um pouco da história da Comunidade Luterana Pentecostes.
Cem anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Porto União e União da Vitória.
No século 19, em 1880, chega, para fixar-se na região o Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, que foi o responsável por trazer os primeiros imigrantes europeus, formando, de inicio, um núcleo pequeno com comercio, indústria da madeira e erva mate e também, desenvolvendo a agricultura e pecuária. Em 1884 e 1886 chegaram os primeiros imigrantes alemães e austríacos. Com esforço destes colonizadores aumenta o desenvolvimento da região.
Em 1887 os imigrantes alemães fundaram o Clube União, que logo se encarregou com a criação da Escola Alemã, para manter suas tradições, culturas e também para praticar a fé cristã em fidelidade à Igreja de seus antepassados.
A partir de 1900 passaram a receber a visita do Pastor Otto Kuhr a cada três meses mantendo viva a fé entre os primeiros Luteranos da região.
Então, em 11 de maio de 1913, um domingo de Pentecostes, foi fundada, na Escola Alemã, a primeira comunidade evangélica luterana que recebeu o nome de Comunidade Evangélica Lutherana Alemã Pentecostal; hoje com o nome de Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Pentecostes.
Mais tarde, em dezembro de 1922, chegou o Pastor Heinrich Weiss, para dar definitivamente o apoio religioso necessário a toda Comunidade Luterana.
Em 1929 foi inaugurada a primeira casa paroquial com oratório anexo, Mas como a cidade crescia, os membros se uniram desejando a construção de um templo e, em 16 de outubro de 1949 foi colocada a pedra fundamental para a atual Igreja Luterana. Com muito trabalho e esforço ela pôde ser inaugurada em 11 de dezembro de 1955.
Em 1957, foram inaugurados os três sinos que têm as inscrições em alemão: “glaube, hoffnung, e liebe ( Fé, Esperança e Amor), o maior, é o do amor; os sinos lembram 1º Coríntios 13 -13. Em julho de 2001 os sinos foram automatizados e programados para tocar as 7:00, as 12:00 e as 18:00 horas, nos lembrando de agradecer a Deus pela proteção, pelo alimento e pela vida.
O Pastor Weiss aposentou-se em 1960 e, desde então já nos acompanharam os Pastores Werner Zieschler, Manfredo Siegle, Romeu Otto Hoepfner, Wolfgang Fromm, Reinoldo Neumann, Geraldo Rekowski, Carlos Niewöhner, Antonio Carlos Oliveira e Claurete Saueressig; sendo os atuais Pastores Maurí Tarcisio Perkowski e Marino Black.