Uma Comunidade em Festa

Porto União da Vitória / SC, comemora 100 anos

16/06/2013

Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
Uma Comunidade em Festa
1 | 1
Ampliar

O ano de 2013 é especial para a Comunidade Luterana Pentecostes da Paróquia Vale do Iguaçu, do Sínodo Norte Catarinense.
A Comunidade festejou seu centenário no dia 16 de junho com um Culto festivo, contando com a presença de Pastores que exerceram ali seu ministério por um certo tempo. Após o Culto todos se dirigiram para o CTG ( Centro de Tradições Gaúchas) para um momento de descontração e reencontros.
A Comunidade Luterana marca sua presença na História de Porto União.

Conheça um pouco da história da Comunidade Luterana Pentecostes.

Cem anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Porto União e União da Vitória.

No século 19, em 1880, chega, para fixar-se na região o Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, que foi o responsável por trazer os primeiros imigrantes europeus, formando, de inicio, um núcleo pequeno com comercio, indústria da madeira e erva mate e também, desenvolvendo a agricultura e pecuária. Em 1884 e 1886 chegaram os primeiros imigrantes alemães e austríacos. Com esforço destes colonizadores aumenta o desenvolvimento da região.

Em 1887 os imigrantes alemães fundaram o Clube União, que logo se encarregou com a criação da Escola Alemã, para manter suas tradições, culturas e também para praticar a fé cristã em fidelidade à Igreja de seus antepassados.
A partir de 1900 passaram a receber a visita do Pastor Otto Kuhr a cada três meses mantendo viva a fé entre os primeiros Luteranos da região.
Então, em 11 de maio de 1913, um domingo de Pentecostes, foi fundada, na Escola Alemã, a primeira comunidade evangélica luterana que recebeu o nome de Comunidade Evangélica Lutherana Alemã Pentecostal; hoje com o nome de Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Pentecostes.
Mais tarde, em dezembro de 1922, chegou o Pastor Heinrich Weiss, para dar definitivamente o apoio religioso necessário a toda Comunidade Luterana.
Em 1929 foi inaugurada a primeira casa paroquial com oratório anexo, Mas como a cidade crescia, os membros se uniram desejando a construção de um templo e, em 16 de outubro de 1949 foi colocada a pedra fundamental para a atual Igreja Luterana. Com muito trabalho e esforço ela pôde ser inaugurada em 11 de dezembro de 1955.
Em 1957, foram inaugurados os três sinos que têm as inscrições em alemão: “glaube, hoffnung, e liebe ( Fé, Esperança e Amor), o maior, é o do amor; os sinos lembram 1º Coríntios 13 -13. Em julho de 2001 os sinos foram automatizados e programados para tocar as 7:00, as 12:00 e as 18:00 horas, nos lembrando de agradecer a Deus pela proteção, pelo alimento e pela vida.
O Pastor Weiss aposentou-se em 1960 e, desde então já nos acompanharam os Pastores Werner Zieschler, Manfredo Siegle, Romeu Otto Hoepfner, Wolfgang Fromm, Reinoldo Neumann, Geraldo Rekowski, Carlos Niewöhner, Antonio Carlos Oliveira e Claurete Saueressig; sendo os atuais Pastores Maurí Tarcisio Perkowski e Marino Black.
 

COMUNICAÇÃO
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br