Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquara

Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Pinheiro Machado , 1286 - Centro
CEP 95600-114 - Taquara /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3542-1339 | (51) 8595-3940
ieclb.taquara@dorothea.com.br
ID: 163

Coral do Louvor

Coral do Louvor - Taquara-RS
Coral do Louvor -Taquara-RS
1 | 1
Ampliar

O CORAL DO LOUVOR - O Coral do Louvor é um Departamento da Comunidade Evangélica em Taquara. Sua história é bem recente – conta com apenas 10 anos de existência. Porém, as atividades com corais em nossa comunidade já passam de um século.

Para vermos a história dos corais que já existiram na comunidade, torna-se necessário recorrer à história da Sociedade “5 de Maio”. Já em 1866, fundou-se a Sociedade Cantora Harmonia, mas ela deixou de existir durante a Guerra do Paraguai. No dia 5 de maio de 1886, ressurgiu a sociedade. Era o “Deutscher Männerbund” ( Liga dos Homens Alemães), cuja finalidade era cantar hinos sacros nas festas religiosas.

Era estreita a ligação com a comunidade evangélica, pois o Pastor João Rodolfo Dietschi, que atuou nesta comunidade entre 1873 e 1900, foi um dos fundadores da sociedade e o primeiro regente deste coral. É a primeira notícia que temos de coral na comunidade de Taquara, apesar de Ter sido de confissão mista.

Os pastores que sucederam ao P. Dietschi, P. J. E. Ernesto Schlieper (1900-1919) e P. Frederico E. Schultz (1920-1928), continuaram participando ativamente nas atividades da Sociedade 5 de Maio, atuando, também, como regentes dos corais. O P. Schlieper atuou, inclusive, como presidente da sociedade entre 1907-1913. O “Deutscher Männerbund” e o Coro Misto Lyra colocavam-se inteiramente à disposição da comunidade.

De 1929 a 1956, o P. Hermann Schäfke atuou como pastor nesta comunidade. Sua esposa, a professora Dorothea Schäfke, fundou um coral de moças na comunidade e também um coral misto. Ela era regente de ambos.

Durante a II Guerra Mundial, esta comunidade de origem germânica sofreu muitas perseguições. Foi um período de silêncio imposto. Praticamente não há relatos escritos da época. É necessário lembrar que o P. Schäfke era alemão. Muitas atividades cessaram, inclusive as dos corais. Também a Escola Evangélica havia sido fechada em 1939, por imposição do Estado Novo.

Mais tarde, ressurgiram as atividades com canto coral na comunidade. O coral contou com a regência de diferentes pessoas ligadas à comunidade. Também havia um coral da OASE durante um período.

Depois de um período sem atividade coral na comunidade, ressurgem as atividades. Por iniciativa da Diácona Viviane Kickhöfel, foi fundado o atual coral, em 8 de maio de 1995. Após sua saída, assumiu a regência a professora Lires Heller. Só então, dois anos depois de sua fundação, foi dado o nome de “Coral do Louvor”.

Atualmente, o Coral do Louvor é dirigido pela professora de música Olga Dumer. O coral conta com aproximadamente 25 cantores, distribuídos em quatro vozes.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br