A 28ª Assembleia Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense aconteceu no dia 03 de junho na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Py Crespo da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Emanuel de Cerrito Alegre no terceiro Distrito de Pelotas.
A assembleia iniciou com culto celebrado por P. Paulo Roberto Maier – Ministro local, P. Fernando José Matias – Pastor Vice Sinodal, P. Fábio Steinert – Pastor Sinodal e a pregação foi conduzida pela Pa. Silvia Beatrice Genz – Pastora Presidente da IECLB.
Após o Culto o Sr. Sidinei Seus – Presidente da assembleia compôs a mesa para dar seguimento aos trabalhos do dia que contaram com relatório financeiro de 2022, orçamento para 2023, relatório da Diretoria, do Pastor Sinodal, das paróquias e setores de trabalho.
Como Sínodo nos animamos com a presença da Pastora Presidente da IECLB em nossa Assembleia. Caminhamos juntos como Igreja de Jesus Cristo no Brasil, sendo sal e luz.
Gratidão por lideranças das comunidade, paróquias e setores de trabalho e por Ministros e Ministras que compareceram e ajudam a sermos “Um Sínodo Participativo, Acolhedor, Conciliador”.
Abaixo segue a Mensagem da 28ªAsembleia Sinodal.
Mensagem da 28ª Assembleia Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense
Ao terceiro dia do mês de junho de 2023, reuniram-se em espírito de unidade, alegria e compromisso, membros do Sínodo Sul-Rio-Grandense para a XXVIII Assembleia Sinodal, nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Py Crespo – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Emanuel de Cerrito Alegre, situada no 3° Distrito do município de Pelotas.
A história de nossos antepassados, nos inspira neste dia. Fomos lembrados das marcas que eles(as) deixaram. Chegaram ao Brasil em busca de vida digna, desenvolver comunidades, educação, trabalhar na terra e preservar a fé cristã luterana. Tanto é que trouxeram na bagagem, a Bíblia, Catecismo, hinos e oração. Só estamos aqui porque pessoas foram de alguma forma luz para nós.
Hoje somos nós que estamos continuando e escrevendo a história, a história das nossas comunidades, paróquias e Sínodo - IECLB.
O que levar em nossa bagagem, diante de um mundo tão cheio de tristezas e guerras? O que tirar de nossa bagagem, diante de tantos desajustes sociais e falta de cuidado mútuo?
Nossa missão é oferecer acolhimento, conciliação e participação. Sermos uma igreja viva e atuante orientada pelo Evangelho. Em outras palavras, sermos sal e luz, a partir da fonte eterna de amor – Jesus Cristo.
Comissão da Mensagem:
Fabiane Schmidt Weiss
Felipe Milani
Olinda Elizabeth Dickel Werhli