MENSAGEM DA 24ª ASSEMBLEIA SINODAL
SÍNODO SUL-RIO-GRANDENSE
Em sua 24ª Assembleia Sinodal, ocorrida nas dependências da Comunidade Evangélica Martin Lutero - Paróquia Três Vendas, Pelotas, luteranas e luteranos do Sínodo Sul-Rio-Grandense foram impulsionados pela pregação da Pastora Sinodal Roili Borchardt, com o seguinte tema: “Tesouro em vasos de barro” baseado em 2Co 4.5-12. Lideranças, ministros e ministras foram motivados para o serviço na igreja comprometidos com a ética evangélica. Todos e todas somos portadores da valiosa mensagem da cruz de Cristo que nos instrumentaliza, independente da nossa natureza frágil e limitada. A IGREJA tem o papel de ser luz neste contexto exercitando, não a autopromoção de suas lideranças e personalismos, mas o amor de Cristo. Tomando o exemplo de Paulo que se reconhece inexpressivo como vaso de barro diante do valor imensurável do tesouro do qual era portador e emissário.
O lema da IECLB para 2018: “Eu sou o Senhor Teu Deus” é um chamado a missão de Deus e uma lembrança da liberdade dada por Cristo Jesus a cada pessoa em sua fragilidade.
Vivenciamos nesta assembleia a escolha de nossos representantes no âmbito eclesiástico por meio de indicações e eleições. Foram eleitos para segundo mandato a Pa. Roili Borchardt para Pastora Sinodal e o Pastor Fábio Steinert para a função de vice Pastor Sinodal. Estas pessoas são motivadas a servir com alegria na missão de Deus.
Portanto, a Igreja é composta de vasos de barro. Valorosos por sua função e frágeis por sua natureza. Focar no valor do tesouro que ela comporta e exercer a misericórdia, a disciplina, o diálogo e o amor fraterno, diante de nossas fragilidades e perdão diante dos erros, fazem brilhar em seu esplendor a mensagem do amor de Deus que reconcilia em Cristo o mundo consigo, e nos conclama ao ministério da reconciliação. Isto é responsabilidade de cada pessoa: ministros, ministras e lideranças. Juntos e juntas nesta tarefa, podemos ter a certeza de que Jesus é quem nos molda tal qual um oleiro.
Despedimo-nos com votos de que o Trino Deus abençoe a todos e todas na missão que nos confia. Missão que acontece diariamente em nossas comunidades. Fica a exortação de Paulo de que nas fragilidades e limitações dos vasos de barro somos constantemente lembrados e lembradas que o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza para que a glória seja única e exclusivamente dEle.
Assembleia Geral do Sínodo Sul-Rio-Grandense
Pelotas, 2 de junho de 2018.
A XXIVª também foi uma assembleia eletiva. Segue abaixo o nome das pessoas que foram eleitas para assumir cargos e representar o Sínodo:
- Pastora Sinodal: Pa. Roili Borchardt
- Pastor Vice Sinodal: P. Fábio Steinert
- Representante do Sínodo no Conselho da Igreja:
Titular: Pa. Janaína Wiegand Stahlhöfer
1º Suplente: P. Rogério Vieira
2º Suplente: P. Volmar Saueressig
- Delegados/as do Sínodo no Concílio da Igreja:
Titulares: Daniele Schmidt Peter e Arildo Tessmann
1ª Suplentes: Fábio Ott e Islair Radtke
2ª Suplentes: Ana Cristina Mendes e João Carlos Volz
- Presidente da Assembleia Sinodal:
Titular: Sidinei Seus
1º Suplente: Ricardo Claudemir Persch
2º suplente: Demaicon Schmidt Peter
- Conselho Fiscal:
Titulares: Romeu Zell, Zelmuth Tessmann e Giales Otto
Suplentes: Egon Rutz e Volnei Mathies
- Comissão Doutrina e Ordem Sinodal
Titulares: Fábio Clasen, Dra. Sandra Bergmann Schneider, Dra. Valéria Link Rocha, P. Dietmar Teske e P. Rogério Vieira
Suplentes: Airtom Lemke, Dra. Ina Elisa Silva Fiss, Miss. Lucinéia Thomas e Pa. Hiltrud Buse