Compartilhamos com os demais Sínodos da IECLB que, reunidos em Arroio do Padre, para a XIXª. Assembleia Sinodal Ordinária, na véspera de pentecostes, a plenária elegeu Roili Borchardt, pastora sinodal e Fábio Steinert, vice pastor sinodal. Já para o Conselho da Igreja elegeu o P. Jorge A. Signorini (representante titular) e Pa. Janaína W. Stahlhöfer e Pa. Maria Helena Ost (1ª. e 2ª. suplentes). Como delegados/as para o Concílio foram eleitos: Ronaldo Tessmann e Nair T. Wiegand (titulares) e Silon Jorge Pacheco e Islair Radtke (suplentes). Já como presidente da assembleia sinodal foi eleito o Sr. Carlos Renato Holz, sendo Rudi Münchow e Arildo Tessmann, 1º. e 2º. suplentes. Delegados/as ao Concílio bem como Presidentes da Assembleia Sinodal foram instalados na Celebração de Encerramento em ato oficiado pelo pastor sinodal Dietmar Teske.
Mensagem da XIX Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Sul-Rio-Grandense
No dia 07 de junho, com chuva e frio, dia típico de nossa região nesta época, 193 pessoas percorreram diferentes vias para chegar à Comunidade e Paróquia Arroio do Padre II. Viemos representando as 20 paróquias, setores de trabalho, departamentos e instituições da IECLB no Sínodo Sul-Rio-Grandense. Reencontrar tantos irmãos e irmãs na caminhada de IECLB, sentir o calor da acolhida e da comunhão espantou o frio e animou-nos para este dia da XIX Assembleia Sinodal Ordinária.
Iniciamos as atividades da Assembleia com culto, onde ouvimos as palavras de Jesus Cristo no evangelho de João 20.19-23. Após sua ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos e os saudou desejando-lhes a paz e, em seguida, enviou sobre eles o Espírito Santo. Na pregação trazida pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, fomos convidados e convidadas a refletir sobre o tema e lema do ano, “viDas em Comunhão” e “Procurai a paz da cidade para onde voz desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jr 29.7). Percebemos que a cidade é um lugar que sintetiza a contradição humana, onde experimentamos sofrimento, dor, exclusão, preconceito, individualismo, violência. Mas, ao mesmo tempo, podemos encontrar espaços de comunhão e gestos de cuidado e de paz no lugar onde vivemos.
Lembramos que estamos aqui reunidos e reunidas em véspera de Pentecostes. Apesar das cruzes e em meio às cruzes que encontramos no caminho, o Consolador fortalece a nossa fé e esperança. Esse mesmo Espírito é quem desperta a fé e cria e recria comunhão. Por isso, fé cristã é experiência comunitária. É o Espírito Santo que nos move para testemunharmos a nossa fé. Nessa missão, vidas se entrelaçam em comunhão. Assim Deus nos concede a oportunidade e o protagonismo de resgatar valores essenciais de acordo com o evangelho.
É véspera também do lançamento da Campanha Vai e Vem e já recebemos o impulso para motivar pessoas e comunidades a ofertar, engajando-nos neste projeto missionário. Alegramo-nos em saber que através das nossas ofertas tanta gente, perto e longe de nós, é alcançada pela IECLB no anúncio do evangelho.
Nesta Assembleia, tivemos eleições no Sínodo. Foram eleitos, como pastora sinodal, Roili Borchardt e, como pastor vice sinodal, Fábio Steinert. Além disso, indicamos nomes para as eleições em âmbito nacional na igreja. Oramos para que as pessoas eleitas possam exercer sua função com dedicação e fidelidade ao Senhor Jesus. E pedimos que o Espírito Santo as capacite e conduza nesta tarefa. Rogamos as bênçãos de Deus sobre as pessoas que neste ano despedem-se de suas funções no Sínodo e na IECLB, expressando também nossa gratidão por seu trabalho, tempo e dons colocados a serviço na igreja.
Ao final do dia, percorremos novamente a via do caminho para casa. Retornamos as nossas comunidades e paróquias, fortalecidos e fortalecidas na esperança, para continuar plantando árvores, como dizia Martim Lutero, mesmo quando as circunstâncias nos querem desacreditar. Voltamos com o coração que arde, como os discípulos de Emaús no encontro com o Ressurreto. Coração que arde pelo evangelho e pela missão de Deus, pela nossa IECLB e pela vida em comunidade.
Comissão de mensagem: Pa. Janaína Wiegand Stahlhöfer, Pa. Beatriz Regina Haacke,
Roni Carlos Bonow, Magnerlia Borchardt Barbosa.