Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Servi ao Senhor

08/03/2011

A quem devemos servir e como devemos agir? Josué grande líder do povo de Israel, que viveu na época do Antigo Testamento, alerta o povo: “Temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor escolhei, hoje, a quem sirvais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.14-15).

Servir com integridade e fidelidade. Algo que nem sempre é perceptível na vida diária. É fácil exigir dos outros que sejam honestos e coerentes em suas atitudes. É fácil falar mal dos políticos, de suas corrupções e decisões... Porém, antes de exigir dos outros é fundamental que cada pessoa avalie a sua própria conduta. Só assim, é possível agir com convicção e ser exemplo na vida cristã.

Josué decidiu servir ao Senhor e arcar com as implicações de sua decisão. Ou seja, servir ao Senhor (Deus) implica em fazer o que é justo, verdadeiro; implica em ser coerente, honesto, seguir os mandamentos... Diz a Bíblia “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). Ser fiel, justo e coerente deve perpassar todas as ações.

Lembro da história de “um senhor que tinha muitas posses. Um dia este homem resolveu fazer uma grande alegria a um construtor pobre e de família numerosa. Pediu-lhe que construísse uma casa boa e bela, devendo empregar o melhor material e escolher os melhores carpinteiros e pedreiros. O construtor aceitou a obra, e o senhor rico esperava encontrar a casa pronta, após a volta de uma grande viagem pelo estrangeiro.

O construtor, vendo-se completamente à vontade, julgou ter chegado o momento para fazer algumas economias. Foi desonesto. E assim, acreditando que a pintura cobriria todas as falhas da construção, empregou material bem inferior e fez o serviço sem capricho. Com isto pretendia gastar pouco e ganhar muito desonestamente.

Passaram-se os meses. O dono voltou. A casa estava pronta. E o construtor, ao entregar a chave disse: - Cumpri o meu dever e construí a casa conforme o senhor me havia ordenado. - Alegro-me muito, respondeu o rico. E devolveu a chave dizendo: - Toma esta chave. A casa é sua, para você e para sua família eu a mandei construir.”

Esta história ensina que em todos os momentos é sempre prudente ser vigilante e honesto. Com as escolhas e decisões do dia-a-dia cada qual vai traçando o seu caminho. Até é possível fazer as coisas de qualquer jeito ou aplicar pequenos golpes, mas ao final cada qual terá que prestar contas a Deus. E para Deus nada passa despercebido. E ainda lembro do ditado popular, baseado na perfeita convivência, que diz: “Não faze aos outros, o que não queres que façam a ti”.

Roili Borchardt – Pastora Vice Sinodal
 


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8778

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br