
Reunindo-se, anualmente, e atendendo ao convite de paróquias que ainda não sediaram o encontro, em 08/04/14 foi a vez da Paróquia Santa Maria do Sul. A paróquia tem sete comunidades na área rural de Pelotas, numa região onde historicamente cultiva-se o pêssego, embora, hoje, em áreas menores. A Comunidade Ascensão, Colônia Santa Eulália, é a comunidade mais próxima da BR 392, Km 92, portanto, de fácil acesso para quem vem de longe. E de longe veio muita gente. Mais uma vez o Seminário Sinodal de Saúde e Alimentação superou as expectativas, o que alegrou muito a Coordenação Sinodal de Saúde e Alimentação e a Paróquia que sediou e ajudou na preparação do encontro. Aliás, a participação vem crescendo gradativamente, ano após ano. Em 2014 contamos com a presença de 240 pessoas, membros de diversas comunidades do sínodo e de igrejas com quem a IECLB mantém relações ecumênicas.
Na primeira parte do dia aconteceu a palestra com bióloga Patrícia Lovato da Embrapa de Pelotas, sob o tema: Uma reflexão sobre sociedade, natureza e agricultura - Tu és o que tu comes. Patrícia enfatizou todo o cuidado necessário com o uso de agrotóxicos, alertando e apontando para prejuízos e malefícios trazidos pelo uso de venenos na agricultura e que acaba parando sobre nossa mesa e absorvido pelo organismo humano. Também apresentou o seu trabalho sobre as plantas bioativas, que são estratégicas para a produção agroecológica, mostrando suas aplicações no manejo e no cultivo. Patrícia também foi auxiliada por Pedro Guterres, técnico do CAPA/Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, que complementou a palestra, falando sobre compostagem, húmus e o preparo adequado da terra para as hortas.
Ao meio dia saboreamos um delicioso almoço ecológico com carne de búfalo ecológico, arroz integral, diversas saladas cruas, abóbora, salada de trigo em grão e sucos naturais.
Na parte da tarde tivemos a apresentação do grupo de Dança Sênior da comunidade local, Grupo Folclórico Vida Saudável. Em seguida aconteceu a palestra sobre: Qualidade de Vida, com a psicóloga Simone Bracht Burmeister, autora do livro: ´Família e Pessoa Idosa – reflexão e orientação´ (Editora Sinodal). A palestrante falou sobre qualidade de vida, mas também as suas dimensões como: relações sociais, conjugais, familiares; bem estar físico, emocional, mental, espiritual e material. Por fim, mostrou para todos os instrumentos de avaliação sobre a nossa qualidade de vida. O seminário encerrou com uma meditação alusiva às reflexões que suscitaram durante o encontro e um delicioso café da tarde.
Algumas das imagens foram gentilmente cedidas por Patrícia Lovato, a quem agradecemos.
Janaína Wiegand Stahlhöfer
pastora orientadora da Coordenação Sinodal de Saúde e Alimentação.