
Na sede sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense, em Pelotas, aconteceu no sábado, 12 de abril, a 1ª. Reunião do Conselho Sinodal em 2014, presidida pela Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sra. Islair Radtke. Após abertura e meditação pelo pastor sinodal Dietmar Teske, foram tratados assuntos comuns de ´Ordem do Dia´: - leitura da ata, prestação de contas 2013, orçamento 2014, assuntos de diretoria sinodal, representante do sínodo no Conselho da Igreja, pastor sinodal e diversos. Outros assuntos, não tão comuns, foram: - impressão e patrocinadores do Caderno de Relatórios para a 19ª. assembleia sinodal, estabelecimento do prazo de 23/05/14 para a indicação de nomes para candidatos/as em nível de Sínodo e de IECLB pelas paróquias, visita em 07/05/14 de membros do Conselho de Finanças do Sínodo Noroeste Riograndense aos membros do Conselho de Finanças, em formação, aqui em nosso Sínodo, homologação do requerimento da Paróquia Trindade pedindo que a Comunidade Vila Peres passe à condição de ´comunidade´ para o de ´ponto de pregação´.
Assuntos que mereceram destaque, foram: - 1) CAVE – Comissão de Apoio a Verbas – O P. Itto A. Sträher da Paróquia Boa Vista fez um rápido histórico explicando que, quando da criação dos sínodos na IECLB, o Distrito Rio Camaquã possuía um saldo em dinheiro, oriundo do Fundo ´Ação Wischmann´ e que as paróquias daquele Distrito decidiram transformar em ´fundo de empréstimos´ para as paróquias que compunham o então Distrito Rio Camaquã, já que no ex-Distrito Extremo Sul, onde também havia este Fundo ´Ação Wischmann´, os valores todos já haviam sido empenhados. Com dificuldades de administrar estes valores em conta bancária, a Comissão, composta por um/a membro leigo/a e ministro/a de cada uma das paróquias, propôs que os valores disponíveis sejam repassados ao Sínodo, criando-se um ´Fundo de Empréstimos Sinodal´. A proposta foi aprovada pelo Conselho Sinodal, sendo que a Diretoria Sinodal apresentará na próxima reunião do Conselho Sinodal as diretrizes que deverão reger este Fundo; - 2) Projeto ´Cuidando de quem cuida´. A Pa. Ms. Iára Müller apresentou este projeto e que trata de Aconselhamento Pastoral para Ministros/as e Lideranças do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Por tratar-se de um projeto com abrangência sinodal a proposta ´da Diretoria Sinodal é de que a Pastora Iára e Sínodo firmem um convênio para Atividade Ministerial Voluntária. O Conselho Sinodal aprovou o projeto, sendo que pastora e sínodo deverão encontrar o local apropriado, bem como o sínodo providenciar os utensílios necessários, para que a sala se torne apropriada para o fim proposto.
No término da reunião foi dado destaque à criação do Fundo de Empréstimos Sinodal bem como o convênio entre Pastora e Sínodo para Atividade Ministerial Voluntária na área de aconselhamento pastoral para ministros/as e lideranças no âmbito do Sínodo.
As imagens são de Daniele Schmidt Peter, a quem agradecemos.
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense