Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Pessoa com Deficiência tem Encontro Sinodal em Turuçu

Sínodo Sul-Rio-Grandense

19/08/2012

00 - Encontro da PcD - Início com Celebração
01 - Celebrantes - Diac. Isolete M Follmer e P. em. Osmar Prochnow
02 - Na Celebração o Grupo de Liturgia
03 - Cristian iniciou propondo uma dinâmica de sensibilização
04 - Parte do público reunido
05 - Dirlene, Mariana e Cristian palestraram
06 - Mariana e Cristian, enquanto expunham o tema
07 - Cristian retornando para Santa Cruz
1 | 1
Ampliar

Após propor uma dinâmica para dar início à sua exposição, Cristian Evandro Sehnem de Santa Cruz do Sul, formado em Pedagogia nos anos iniciais com ênfase em Educação Especial e Trabalho no Apoio Acadêmico da UNISC, um dos palestrantes na tarde de encontro na Comunidade Bom Pastor em Turuçu, disse que a acessibilidade se divide em seis dimensões: - arquitetônica; comunicacional; metodológica – mais voltado para a escola; - instrumental; programática – combate preconceito; atitudinal – considera como acessibilidade “mãe””. Acentuou a importância de instruir as pessoas para a acessibilidade, para que seja uma atitude de amor e não pela força da lei. Cristian deu dicas de atitudes - acessibilidade atitudinal - que devemos ter com a pessoa com deficiência (PcD). Uma pergunta simples e básica serve para todas as situações na qual alguém pareça estar precisando de ajuda é: “Você precisa de ajuda?”


Outra palestrante e que acompanhou Cristian, foi Mariana B. Soares. Ela é mestre em Comunicação Social. Trabalha na TVE e reside em Porto Alegre. Mariana, que tem apenas 10% de visão, falou da acessibilidade comunicacional, isto é, da audiodescrição para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Em tempo de Festival do Cinema de Gramado, vale lembrar que Mariana, devido à sua atuação profissional, teve participação no filme premiado nos 40 anos de Festival: ´Os colegas´ e que aborda o tema de PcD.


Dirlene Grellmann falou de sua experiência no trabalho de inclusão - acessibilidade metodológica. Nas salas de recurso trabalhou a inclusão de crianças com deficiência. Nesse ambiente as crianças são assistidas individualmente ou em grupo em período contrário ao da escola. E com isso são estimuladas com materiais pedagógicos diferenciados visando a superação das dificuldades de aprendizagem.
O encontro iniciou com Celebração oficiada pela Diaconisa Isolete M Follmer e por P. em. Osmar Prochnow e encerrou com um Café de Confraternização servido pela Comunidade Bom Pastor.


Divulgação: Diac. Isolete M Follmer - Coordenação Sinodal da PcD
 


Autor(a): Diaconisa Isolete M Follmer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
ID: 16495

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br