Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Identidade Luterana

31/05/2016

index (1)
index (2)
index (3)
index (4)
index (5)
index (6)
index
1 | 1
Ampliar

 

No dia 31 de maio de 2016, mulheres das diversas Paróquias do Sínodo Sul-Rio-Grandense, se reuniram para a sua XIª Assembleia Sinodal da Associação dos Grupos da OASE, na Comunidade São Lucas, Paróquia Trindade, em Pelotas/RS. A saudação inicial foi feita pela Presidente Sinodal da OASE, Sra. Maria Cecília Mathies, que fez uso de uma poesia do Roteiro da OASE. A Pastora Mahira Boettcher, uma das pastoras orientadoras da OASE Sinodal, conduziu os hinos de louvor, seguida de uma dinâmica de integração entre todas as participantes.

Ainda na parte da manhã tivemos a palestra com o psicólogo, Sr. Vilnei Varzim, que abordou o tema: Identidade Luterana. O palestrante fez uso da mídia, projetando no telão fotos de pessoas conhecidas que deixaram suas marcas; algumas deixaram marcas positivamente e outras negativamente. E as perguntas dirigidas as participantes foram: O que te identifica? Que marcas você está deixando? O que as outras pessoas dizem a teu respeito? Vimos que somos um projeto de Deus e como tal devemos deixar nossas marcas.

Deus nos fez únicos/as, assim como cada pessoa tem a sua própria impressão digital. Somos o bom perfume de Cristo. O bom perfume que exala um aroma agradável e aproxima pessoas. Somos movidas por razão, emoção, vontades, medos, conflitos.

A formação da identidade começa com o dia do nascimento e vai se moldando na convivência com a família e, mais tarde, na convivência na própria sociedade. Como Luteranas somos identificadas como Igreja da Palavra. Deus se revela através da Palavra e, pela ação do Espírito Santo, a Palavra se torna palavra viva. Como conclusão da palestra, o Sr. Vilnei Varzim, expressou: “Faça o que fizer, faça bem feito e saiba contagiar as pessoas com amor, simplicidade e humildade.” Afinal, cada mulher tem sua identidade e é uma filha amada de Deus.

Na parte da tarde foram apresentados os relatórios da Presidente Sinodal da OASE, da Tesouraria Sinodal da OASE e foi lido o parecer do Conselho Fiscal. Ainda foi apresentado a proposta da participação das mulheres no Encontro dos 500 anos da Reforma Luterana, a ser realizado de 17 a 19 de março de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O mesmo é promovido pela IECLB, e organizado pela OASE Nacional, em parceria com o Fórum de Reflexão da mulher Luterana, Juventude Evangélica, Ministras da IECLB e Secretaria da Ação Comunitária-Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias.

Comissão de mensagem
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br