No dia 03 de novembro, a Comunidade Py Crespo da Paróquia Evangélica Emanuel de Cerrito Alegre/ Pelotas, acolheu o Dia Sinodal da 3ª Idade. Com um lindo dia de sol as pessoas foram chegando, muitas vieram de ônibus, das diversas localidades do Sínodo.
Acolhidas pela coordenadora Sinodal da 3ª idade, Sra. Elisabete da Silva Storch, as participantes foram apresentadas em grupos, conforme as Paróquias de origem. A Pa. Sinodal Roili Borchardt conduziu a meditação inicial, com o uso do texto de Mt 5.14-16, onde lembrou a importância de cada pessoa para ser sal e luz no mundo.
A doutora em enfermagem e professora da Universidade Federal de Pelotas, Profª Eda Schwartz, abordou o tema Doença de Alzheimer. A pessoa idosa apresenta movimentos mais lentos, mas isto é natural. O importante é deixar que a pessoa idosa seja sujeita de suas ações e que não seja apressada na execução de suas tarefas. A pessoa idosa com Parkinson, por ter os movimentos lentos, não deve ser apressada. Quando demonstrado pressa, a pessoa idosa, acaba ficando tensa e tende a manter uma regressão na velocidade, passando a se sentir frustrada. A professora ainda alertou para quem cuida de pessoas com Parkinson não deve realizar as tarefas no lugar da pessoa, é preciso ter paciência e incentivar a própria pessoa a realizar suas demandas.
Além da palestra também grupos apresentaram teatros e danças que incluíam pessoas com necessidades especiais (cadeirantes e pessoas atingidas pela cegueira). Foi enfatizado que ter uma deficiência não é pretexto para não participar de um grupo.
O encontro foi encerrado com um culto eucarístico e com a instalação da nova coordenação do Setor Sinodal da 3ª Idade, para os próximos dois anos.