“Como eu amo o teu Templo, ó Senhor Todo-Poderoso! Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti! Ó Senhor Todo-Poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti!” Salmo 84.1, 4 e 12.
Foi assim, motivada por estas palavras do salmista, e com muita alegria e gratidão que, neste Dia da Reforma, 31 de outubro de 2021, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Reconciliação dedicou o seu templo ao serviço do Senhor!
O Culto de Dedicação do Templo aconteceu às 10 horas e contou com a participação da Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Pa. Sílvia Beatrice Genz, que conduziu a pregação. Em sua fala, a Pastora Sílvia destacou que o templo concluído representa a história e a caminhada de fé desta Comunidade e aponta, com esperança, para o seu futuro que é conduzido por Deus. A partir do texto bíblico de Mateus 7.24-27, a pastora presidente ressaltou a importância de se construir sobre o firme alicerce que é Jesus Cristo. O ato de dedicação foi conduzido pela Pastora Sinodal do Sínodo-Sul-Rio-Grandense, Pa. Roili Borchardt. Além dos ministros locais, Pa. Beatriz Regina Haacke e P. Gleidson Ademir Fritsche e do PPHMista Gustavo Mundt Klug, estiveram presentes ainda o P. Breno Dietrich, que atuou na Comunidade na época do lançamento da pedra fundamental, o Sr. Ronaldo Tessmann e a Sra. Rejane Peter, presidente e secretária da diretoria do conselho sinodal, respectivamente. Agradecemos a presença de todas as pessoas que participaram deste momento tão significativo!
Ao final do culto, o sentimento era de gratidão e o desejo que fica é de que toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus! Pois é Ele quem nos chama no Batismo, nos capacita para servir, nos congrega em sua Comunidade, nos serve com sua Palavra e com seus sacramentos, nos oferece seu perdão, seu amor e vida nova, por sua graça! Aleluia!
Foram 20 anos de muito trabalho e dedicação para erguer a construção! A pedra fundamental foi lançada no dia 16 de setembro de 2001. Porém, a história da Comunidade Reconciliação começa antes disso, em 1982, como ponto de pregação. As famílias se reuniam, inicialmente, em uma sala de aula do Colégio Sinodal Alfredo Simon. Em 1990, aconteceu a fundação da Comunidade e eleição do primeiro presbitério. Em 1991, a Comunidade deu início à construção de um salão comunitário, que serviu como local de cultos e, ainda hoje, serve para encontros dos grupos e realização de eventos. Mas, o desejo de se ter um templo da IECLB em nossa localidade era grande.
Assim, com a ajuda de muitas mãos que, pela força de Deus, se uniram nesta obra, foi possível construir uma igreja ampla, bonita, acolhedora e agradável para toda a comunidade e, especialmente, para o encontro com Deus. Cada etapa da construção realizada representava uma conquista e uma motivação para continuar servindo a Deus na Comunidade. Alicerce, paredes, telhado, forro, pintura, acabamentos, instalação do sino e calçamento. Tudo foi feito com muito amor a Deus. O primeiro culto realizado na igreja aconteceu no dia 03 de dezembro de 2011. A obra ainda não estava acabada. Contudo, a comunidade seguiu firme no propósito de concluir sua construção.
A Comunidade recebeu auxílio da Gustav Adolf Werk (GAW) para a construção da torre, reboco externo e da sacristia. Por isso, registramos aqui nosso agradecimento à GAW e à OGA.
Neste Dia da Reforma, nossa Comunidade dedica o seu templo a Deus, rogando a sua bênção e a sua presença entre nós neste lugar! Hoje, nossa Comunidade é formada por 625 pessoas batizadas. Certamente, temos muitos motivos de gratidão a Deus nessa história de fé e união.
Registramos aqui nosso agradecimento a todas as pessoas que fizeram e fazem parte dessa história. A todos os membros que auxiliaram dedicando seu tempo, dons, recursos e oraram para que o trabalho comunitário acontecesse. A todas as pessoas que integraram os presbitérios em diferentes épocas, buscando o fortalecimento da evangelização, da comunhão, da diaconia e da vida celebrativa. Às lideranças de grupos e setores pelo empenho e colaboração. Aos ministros e ministras que atuaram em nossa comunidade, anunciando o evangelho e administrando os sacramentos, trabalhando em prol da edificação da comunidade. À Obra Gustavo Adolfo que apoiou a construção da nossa igreja. À IECLB, ao Sínodo Sul-Rio-Grandense, à Paróquia Trindade e Comunidade São Lucas pela caminhada conjunta na missão. E, principalmente, agradecemos a Deus que torna possível tudo isso, chama e capacita pessoas para o serviço e, pela ação do seu Santo Espírito, faz surgir a Igreja Corpo de Cristo!