Dia 19 de março foi um dia especial e significativo no Sínodo Sul-Rio-Grandense. Neste dia aconteceu o culto de ordenação de três pessoas que foram enviadas para atuar em Paróquias na área do Sínodo. O local do culto foi o salão paroquial da Paróquia Evangélica Barranco, em São Lourenço do Sul/RS. A princípio estava previsto fazer em conjunto as quatro ordenações dos ordinandos/as enviados ao sínodo, mas devido a questões de saúde uma das pessoas não pode participar do evento.
Foram ordenadas:
CLAIR ROSANE SCHERER CASAGRANDE, filha de Delmar Scherer e Rosinha da Silva Scherer (in memoriam), natural de Novo Hamburgo/RS, casada com Rudnei Casagrande, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São Lourenço do Sul/RS, sob mentoria do P. Artur Eugênio Presser e foi enviada para Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor de Canguçu/RS onde atuará como Diácona.
MAICON STÜPP, filho de Bertolino Stüpp e Helma Stüpp, natural de Presidente Getúlio/SC, casado com Leidiana do Santos Cruz Stüpp, estudou na FATEV. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João em Pelotas/RS, sob a mentoria do P. Juliano Müller Peter e foi enviado para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João em Pelotas/RS onde atuará como Missionário.
STÉFANI NIEWÖHNER, filha de Robert Niewöhner e Wera Beatriz Niewöhner, natural de Sapiranga/RS, casada com Fernando José Matias, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo, sob mentoria do P. Valdir Rodolfo Gromann e foi enviada para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Barranco – São Lourenço do Sul/RS, onde atuará como Pastora.
Além do assistente convidado pela presidência da IECLB, Pastor emérito Dr. Walter Altmann, e que enviou uma mensagem gravada, cada ordinando/a convidou mais uma pessoa para ser assistente. Clair Rosane S. Casagrande convidou o colega Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira. Maicon Stüpp convidou o colega missionário Deloir Carlos Tonn. Stéfani Niewöhner convidou a colega Catequista Dra. Erli Mansk.
Também estiveram presentes a Pa. Ruth Musskopf, representando a Secretaria Geral da IECLB, o presidente do Conselho Sinodal, Sr. Ronaldo Tessmann e a Pastora Sinodal Roili Borchardt representando o Sínodo sul-Rio-Grandense e o P. Dr. Rodolfo Gaede, representando a EST. Ainda participaram do culto o P. Fábio Steinert (pastor vice sinodal), P. Fernando Matias (pastor local), P. Breno Dietrich (atuando em Comunidades independentes), P. emérito Dietmar Teske e Diaconisa Marli Blos. Vale ainda registrar que neste culto tivemos a presença de pessoas ordenadas dos quatro ministérios da IECLB: pastoral, diaconal, catequético e missionário
Durante o culto foi transmitido uma mensagm em vídeo da Pastora Presidente da IECLB, Pa. Silvia Genz. A Pa. Sinodal Roili Borchardt fez uso na prédica do texto do profeta Isaías 55.1-9, enfatizando: “Que marcas você quer deixar com a tua atuação?” As músicas foram conduzidas por um grupo de pessoas da Paróquia Barranco. Devido a pandemia foi restrito o número de participantes. Mesmo assim tivemos representantes das três paróquias para onde os ordinandos foram enviados.