Em meio ao período natalino, membros da Paróquia São João estiveram reunidos em culto, no dia 29 de dezembro, às 9h, onde aconteceu o Ato de Desinstalação e Benção da Missionária Lucinéia Thomas, que estava atuando há quase seis anos no 2º Campo de Atividade Ministerial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João de Pelotas/RS.
A liturgia do culto foi conduzido pelo P. Juliano Peter, pastor local, e a prédica trazida pela missionária Lucinéia. Baseada no texto de Mateus 2.12-23, a missionária enfatizou a vinda de Jesus ao mundo. Mesmo contra a vontade dos poderosos, de forma especial do rei Herodes que temia a vinda de um novo rei, representado na figura do menino Jesus, os planos de Deus acompanharam e salvaram a criança nascida na manjedoura. Jesus e sua família foram também refugiados da sua época. Hoje em dia temos muitas famílias refugiadas, crianças abandonadas, pessoas que estão em busca de uma vida com mais dignidade. Somos convidados a ouvir o clamor dos que sofrem, de pessoas refugiadas, de crianças... Herodes, através do seu poder, eliminou quem pensou e agiu diferente de seus propósitos, ao contrário de Jesus, que soube acolher e valorizar cada pessoa. A prédica foi finalizada com os versículos de Colossenses: Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça (Cl 2.6-7).
O Ato de Desinstalação e Benção foi conduzido pela Pastora Sinodal Roili Borchardt e contou com a presença do Presidente da Paróquia São João, Sr. Rogério Scherdien Gonçalves, representando a diretoria do Conselho Sinodal o P. Fábio Steinert, os ministros locais: P. Juliano Peter e o Missionário Deloir Tonn. Também várias pessoas presentes usaram a palavra para expressar o seu carinho e o agradecimento pela atuação da missionária junto a Paróquia, as Comunidades e famílias ao longo dos anos.
A Missionária Lucinéia é casada com o Candidato ao Ministério Missionário Geraldo Thomas que em fevereiro será ordenado ao Ministério Missionário na IECLB e que foi enviado para assumir o Campo de Atividade Ministerial na Comunidade de Amambai/MS. Com gratidão a Deus que o casal é abençoado com o filho Davi.
Após o culto ainda teve um momento de confraternização no salão da Comunidade.