Em culto realizado no Salão Paroquial da Paróquia Evangélica Barranco – São Lourenço do Sul/RS, na data de 28 de novembro, às 21 horas, aconteceu o Ato de Desinstalação do P. Adair Dockhorn e da Pa. Maria Helena Ost.O Ato de Desinstalação foi conduzido pela Pastora Sinodal Roili Borchardt. Representantes das nove comunidades, que compõem a Paróquia, se fizeram presentes no momento do culto. Também estiveram presentes os colegas Pastores Dietmar Teske e Reneu Prediger e a Pastora Janaína Wiegand Stahlhöfer.
A Pa. Maria Helena reconhece que “a vida e a fé são presentes maravilhosos que recebemos de Deus. Participar da vida comunitária é uma bênção, um privilégio. Servir a Deus através do ministério pastoral é um compromisso, uma responsabilidade, um desafio, um misto de alegrias e sofrimentos”
Para o P. Adair “a Igreja acontece quando vivemos o Evangelho de Jesus Cristo nas comunidades e na sociedade. A Igreja não é parada. Ela não aceita tudo o que ocorre na sociedade, de braços cruzados. Ela questiona, não se isola entre as quatro pareces. A Igreja leva adiante a Palavra de Deus (2 Co 4.5). A Palavra de Deus precisa ser anunciada e vivida por todos os membros do corpo de Cristo.“
Além da despedida do casal das atividades ministeriais na Paróquia, a Pa. Maria Helena também se despede do cargo de Coordenadora Sinodal do Setor do Culto Infantil e de 2ª suplente da representação do Sínodo no Conselho da Igreja. Por sua vez, o P. Adair se despede do cargo de Pastor Orientador do Sínodo do setor da Juventude Evangélica e da representação dos Ministros/as pastores/as no Conselho Sinodal.
Depois de quase 7 anos atuando na Paróquia Barranco, o casal assumirá o campo de atividade ministerial na Paróquia de Vila Valério, no estado do Espírito Santo. Desejamos ao casal, bem como a seus filhos, Vinicius e Vítor, que o Deus Bondoso, através da atuação do Espírito Santo, continue conduzindo e guiando a família no novo campo de atividade ministerial.