Culto Crioulo na Comunidade Advento – Remanso – Canguçu- RS
“Seja bem vindo peão e prenda!
Se aqui hoje nos reunimos é pra que a partir da Palavra se aprenda!
A nossa casa foi preparada,
pra que depois de teres pegado a estrada
aqui seja a tua parada!
Aqui queremos orar, cantar e testemunhar.
Sempre acima de tudo nos alegrar,
pois, a vida a Deus podemos entregar.
Como Luteranos de Confissão temos uma grande Missão!
Ela está na nossa mão e deve chegar a cada irmão.
Simplesmente... promover VIDAS EM COMUNHÃO!”
Com estas palavras foram acolhidas as mais de 280 pessoas que vieram celebrar o 3º Culto Crioulo na comunidade Advento – Remanso, que é uma das nove comunidades que compõe a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ascensão de Canguçu e Piratini, do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Nesta comunidade a celebração do Culto Crioulo recebeu uma atenção especial neste ano. Constatamos que a partir desta celebração poderíamos ter um bom e significativo momento de vivência comunitária. Ao refletir o tema do ano da IECLB pensamos que com este culto pudéssemos valorizar a cultura gaúcha, promovendo VIDAS EM COMUNHÃO! E foi de fato o que aconteceu em mais uma das atividades desenvolvidas no âmbito paroquial. Com alegria e com disposição os membros desta comunidade se envolveram e prepararam este Culto Crioulo com muito afinco e determinação. Organizamos um ambiente cheio de traços da cultura gaúcha para receber as pessoas que participaram desta celebração. A comunidade é pequena e se alegrou muito em receber tantas pessoas em seu salão que serviu de “Galpão de oração”.
Após o Culto Crioulo as pessoas apreciaram belas apresentações de danças da Invernada Mirim e Juvenil do CTG Joaquim Paulo de Freitas de Canguçu. Além disso, contamos com a apresentação dos jovens de uma comunidade vizinha. Foi servido um delicioso carreteiro preparado no tacho e com fogo de chão, feijão tropeiro e saladas diversas. Depois seguiu um descontraído e respeitoso fandango.
Foi uma noite para alimentar a espiritualidade à moda gaúcha, dentro da confessionalidade luterana, com uma baita comunhão e também de alimentar o corpo com boa comida tradicional dos pampas. Gratos a Deus por ter possibilitado este belo momento onde as diversas Vias estavam se cruzando pela invernada da comunhão!
Encerramos com a oração do dia deste Culto Crioulo:
“Amado Patrão gratos somos por este dia!
Pois em toda nossa lida foste certa companhia!
Agradecemos pela semana farroupilha,
onde se reuniu pai mãe, filho e filha.
Agora neste culto gaúcho, nos voltamos a ti, sem luxo.
O que queremos é tua proteção, aqui neste galpão,
na nossa casa e também na lavoura em tempo de plantação.
Abençoa, Senhor, cada peão e prenda.
Que na tua Palavra, viver com retidão se aprenda!
Nos abençoa, não esquece de ninguém,
isso te pedimos hoje e para sempre. Amém.”
Alex Valmor Stahlhöfer, pastor na paróquia Ascensão Canguçu e Piratini.