No dia 27 de abril, aconteceu a Atualização Teológica do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Levando em conta o contexto da pandemia o encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma do zoom.
No início do encontro tivemos a meditação baseada no Evangelho de João 15.1-8, texto também previsto no lecionário para a pregação do próximo domingo. Neste texto, Jesus fala aos seus discípulos usando a metáfora da videira. Era comum Jesus usar imagens e exemplos do cotidiano para falar de si e do Reino de Deus. As videiras cresciam por toda a Palestina. Anualmente o agricultor podava a planta a fim de produzir frutos de boa qualidade. Neste contexto Jesus fala que ele é a videira, seus seguidores são os ramos e Deus é o agricultor. A videira tem um tronco principal e vários ramos. Quem produz os frutos não é o tronco, mas os ramos. Porém, os ramos somente poderão produzir frutos se estiverem ligados ao tronco (videira), caso contrário, perdem a sua função e sua utilidade. Que como ramos da videira possamos produzir frutos dignos aos olhos de Deus.
Em seguida o P. Dr. Wilhelm Sell abordou o tema do encontro: Espiritualidade, comunhão e ser Igreja - Bonhoeffer para os nossos dias. O tema foi baseado no livro de Bonhoeffer: Vidas em Comunhão. P. Wilhelm lembrou que muitas pessoas se encontram em depressão e vivem com ansiedade por falta de comunhão. Na visão de Bonhoeffer comunhão cristã é comunhão através de e em Jesus Cristo. Só através de Jesus Cristo que chegamos a outra pessoa. Pois como também Paulo afirma: Cristo é a nossa paz. A verdadeira humanidade nunca tem a si mesmo como fim. Mas ela se coloca a favor da outra pessoa. Por isto Bonhoeffer pode dizer que a fé cristã só se dá na relação. Além do livro Vidas em Comunhão, também refletimos sobre um artigo do filósofo Byung-Chul Han que aborda a questão do teletrabalho, do zoom e a depressão.
De forma geral, o encontro foi muito enriquecedor e gerou subsídios para a nossa reflexão como lideranças cristãs. Afinal vivemos em meio a polarização política e a divergências de opiniões e informações e para este contexto Bonhoeffer nos convida a voltar o olhar para o Cristo que é a nossa paz.