
50 anos da Paroquia Evangélica de Pedro Osório, RS.
A primeira estrofe do hino 470 do LC da IECLB diz: “1. Até aqui me trouxe Deus; guiou-me com bondade. Ele amparou os passos meus com graça e fieldade. Até aqui me protegeu, perdão e paz me concedeu, conforto e alegria”. Sim, até aqui Deus nos guiou. Nos acompanhou e guiou na história da Paróquia Evangélica de Pedro Osório. Consta na ata nº 1 que “Aos nove dias do mês de setembro de mil novecentos e setenta e três, tendo como local a Igreja em Vila Freire, foi fundada a Paroquia Evangélica de Pedro Osório”.
Motivados e alegres, por este momento, por fazer parte desta história como IECLB, reuniram-se na Comunidade Igreja de Cristo no dia 10 de setembro, as 14h, com a presença do P. Sinodal Fabio Steinert, os membros da Paróquia Evangélica de Pedro Osório, Sínodo Sul-Rio-Grandense.
Foi dia de refletimos um pouco sobre a história da formação, da construção da Paróquia, das comunidades e a chegada até aqui. As comunidades foram motivadas e trouxeram um pequeno histórico de sua história para tornar este momento mais rico. Muitas pessoas caminharam, e se engajaram, deixaram seu testemunho de fé e hoje já não estão mais conosco. Mas foram importantes, e nenhum passo foi em vão, mas sim, de construção e testemunho de fé e amor, e, nossa missão é continuar essa caminhada aqui no sul do Brasil.
Hoje a Paróquia é composta por 6 comunidades: Alto Alegre, Cristo Redentor e Passo do Santana em Cerrito; Bom Pastor em Morro Redondo; Igreja de Cristo em Pedro Osório, e Cristo Salvador em Jaguarão e um Ponto pregação em Arroio Grande.
Continua o hino: “2. Louvor te rendo e gratidão por tudo que fizeste; por toda a graça e proteção que sempre, ó Pai, me deste. Quero exaltar, meu Salvador, o teu poder, o teu amor com que me agraciaste. 3. Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia; revela o teu eterno amor em dor e em alegria. Confessarei até morrer: Por Cristo, ó Deus, me hás de valer! Somente em ti confio!” Nos diz o hino “Ajuda no porvir, com teu poder e guia”. Com alegria com a graça de Deus somos guiados e seguimos como corpo de Cristo. Como pessoas batizadas, agraciadas e amadas por Deus, somos motivados a continuar testemunhado, a ser sal e luz aqui e no mundo como Igreja de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Alegria e gratidão por fazer parte da IECLB, por fazer parte da história de 200 anos de Presença Luterana no Brasil.
Após o culto foi saboreado um gostoso café comunitário.
Texto: Diaconisa Lovani Lilge