O culto é o espaço, por excelência, de comunicação da fé e da expressão comunitária de ser Igreja. Para que a comunicação no culto seja eficiente procura se estabelecer uma interação· entre Bíblia, base confessional e contexto cultural.
Como alcançar esta comunicação eficiente para dentro do culto numa realidade urbana? Como utilizar uma linguagem diferenciada que possibilite aos momentos litúrgicos real sintonia com as realidades da cidade?
Vivemos a era da comunicação imediata e sem fronteiras, da transcultutalidade, e do redescobrimento da dimensão emocional das pessoas. No cotidiano brotam milhares de expressões, imagens; sons, apelos.
Como responder com imagens, sons, textos, às demandas emocionais e subjetivas das pessoas?
Estas inquietações estão presentes na vida da nossa Igreja na cidade. Diante das questões trazidas pela vida na cidade, queremos dar expressão a uma linguagem litúrgica que brota da realidade urbana. A vida das pessoas na cidade é afetada e. invadida de diferentes maneiras. Como sarar e harmonizar a vida; reencontrar a melodia; celebrar?
Nos·dias 5 a 10 de outubro deste ano, no Rio de Janeiro_na casa de retiros Pe. Anchieta, será realizado o seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade.
Este seminário quer ser um . espaço catalizador de reflexão, diálogo e criação frente as demandas que o tema traz.
O seminário é uma realização do Sínodo Sudeste da IECLB, e tem na sua coordenação Lusmarina Campos Garcia, Anders Lindow· , Hermano Wille e Claudio Kupka. O Seminário tem um caráter ecumênico e internacional. Ele conta com o apoio· do, Conselho Latino Americano de Igrejas: Rede de Liturgia, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Igreja Luterana Sueca, Federação Luterana Mundial; Secretaria para a América Latina, Ministério Global da Igreja Metodista Unida (EUA), Instituto de Pastoral da Faculdade 'Metodista de Teologia, Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Mundial de Igrejas e Instituto de Estudos da Religião (ISER).
Fonte: A Cruz no Sul. Setembro a novembro de 1999, p. 5