A Comunidade Evangélica Luterana comemora hoje 60 anos de Consagração do seu atual templo. A celebração maior acontecerá no domingo 29 de abril, com Culto em Ação de Graças às 8hs 30 min e almoço no salão comunitário.
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana está presente na história de Rio Negrinho há 96 anos. No início afilhada a Paróquia de São Bento do Sul, posteriormente há Paróquia fraternidade de Oxford e desde 1998 à Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor de Rio Negrinho.
A data oficial de fundação da Comunidade é 25 de dezembro de 1922, conforme registro do P. Adolf Prinz consta na escritura documental lavrada pelo mesmo por ocasião do lançamento da pedra fundamental do atual templo da comunidade ocorrido a 10 de fevereiro de 1952.
O primeiro Templo, em madeira fora construído no ano de 1928, na estrada do Rio Salto, pouco adiante do Grupo Escolar. Em maio de 1932 um vendaval assolou a localidade e resultou na destruição do Templo. Naquele mesmo ano a comunidade organizou-se e empreendeu a construção de um novo templo, também em madeira, o qual foi inaugurado no mesmo ano.
Como o templo tornara-se pequeno para o número de fiéis e a localização do mesmo não acompanhava a tendência de crescimento da localidade, a comunidade optou por adquirir um terreno, de propriedade da Sociedade Cooperativa de Consumo Ltda., sito à rua do Seminário, no valor de Cr$ 61.802,00.
Neste terreno a 10 de fevereiro de 1952 aconteceu o lançamento da pedra fundamental do atual Templo. Presentes ao ato de lançamento além da Comunidade local estavam o Presidente do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná rev. P. Theophil Dietschi, o pároco P. Adolf Prinz, o Presidente da então Federação Sinodal, hoje IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) P. Dr. Herrmann Dohns, o prefeito de São Bento do Sul, Sr. Alfredo Diener, o Presidente dos Estados Unidos do Brasil , Getúlio Dorneles Vargas e o Governador do estado de Santa Catarina Irineu Bornhausen. Contava então a comunidade com 140 inscritos em seu rol de membros.
Após seis anos as obras de edificação do novo templo estavam concluídas e a consagração ou inauguração aconteceu no dia 27 de abril de 1958.