SENHAS DIÁRIAS - 26.03.2021
Jeremias 2.21 – Eu o plantei como uma parreira escolhida, uma muda da melhor qualidade. Mas veja o que você é agora! É uma parreira estragada, que não presta mais.
Apocalipse 2.5 – Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio.
Jeremias, falando em nome do Senhor, mais uma vez acusa o povo de infidelidade e idolatria com outros deuses, os quais não passam de falsidade. Desta vez, ele usa a figura do agricultor que cultiva uvas. Deus, o agricultor, plantou uma videira, Israel, escolhida entre as melhores mudas, mas que se tornou uma planta estragada e que não produz frutos que podem ser consumidos. Essa acusação e esta exortação está na boca de quase todos os profetas. Israel se corrompeu e não quis seguir os mandamentos de Deus, os quais são paz e bem para seu povo. O cuidado de Deus para com Israel sempre foi o melhor possível. Como bom agricultor, o Senhor sempre usou do melhor para fazer sua videira crescer e dar bons frutos. Essa queixa do Senhor é constante. E a queixa mais insistente sempre foi em relação à adoração de falsos deuses. Deuses dos povos por onde Israel passou ou na terra que se estabeleceu. Os frutos sempre eram ruins. Também as atitudes e ações dos israelitas, na vivência diária, eram alvo da denúncia dos profetas. Injustiças, acúmulo de riquezas, justiça torcida por suborno, poucos com muito e muitos com pouco e esses poucos determinando toda a religião do país e seus valores injustos. A videira escolhida se transformou em videira estragada.
Para consertar isso, Deus enviou a Cristo Jesus, o qual assumiu os pecados do mundo e mostrou como se deve viver entre pessoas. Mostrou que os pecados precisam ser reconhecidos e trazidos perante o Senhor, e depois fazer esforço para não repetir estes mesmos, ou outros, pecados. Reconheçam, se arrependam e voltem a viver como faziam no princípio da caminhada de fé. Não aceitem os valores que os falsos deuses querem impor. Esta palavra do livro do Apocalipse é dirigida à comunidade de Éfeso. Ela já foi fiel e exemplo de vida cristã. Mas caiu na sua caminhada de fé e tomou caminhos estranhos. Devem voltar para as primeiras atitudes, as quais tinham a Jesus como único parâmetro de ação e vida. Isso vale para cada uma e cada um de nós. Deus continua nos chamando para viver seus valores e mostrar um Deus diferente do que a sociedade atual projeta e entende como o verdadeiro. Vamos nos arrepender e viver segundo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Se Ele é Salvador, vamos louvá-lo! Se Ele é Senhor, vamos obedecê-lo.
P. Luiz Carlos