SENHAS DIÁRIAS - 22.04.2022
1.º Crônicas 22.16 – Mãos à obra, e que o Senhor esteja com você!
Atos 4.33 – Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
O rei Davi não pode construir o templo a Javé, o Senhor Deus de Israel. Ele o projetou, conseguiu fundos para tal e preparou tudo para que a obra acontecesse. Porém, por ser homem com sangue nas mãos ou ter derramado muito sangue nas guerras que provocou, Deus não permitiu que ele fizesse a obra. Davi deixou tudo encaminhado para que seu filho, Salomão, construísse a Casa do Senhor. Ao conversar com Salomão, Davi o coloca a par de tudo e o anima a fazer a obra: Mãos à obra e que o Senhor esteja com você! Salomão foi abençoado por Deus, conforme a Bíblia nos relata, com sabedoria e graça. Era uma questão de honra para Israel ter um templo a Javé, uma Casa para o Senhor, onde o povo pudesse prestar culto e trazer suas ofertas e adorar ao Senhor e a Arca da aliança fosse guardada. A compreensão da época era esta e assim se concretizou a construção do templo.
Jesus, por seu lado, trouxe uma nova mentalidade e nova compreensão sobre o templo ou a Casa do Senhor. O mais importante não era a construção material, o templo em si, mas o templo do Espírito, que era o próprio corpo humano. Este deveria ser cuidado com todo esforço necessário e possível. Jesus fez seu corpo ser templo para a ação de Deus, o Pai, e através de sua crucificação o fez resgate pela humanidade. Assim, o ser humano passa a ser o centro de ação e cuidado para Jesus e sua Igreja. Tanto do ponto de vista espiritual, a Salvação eterna, como do ponto de vista material, a nutrição para que a vida não se perca. Isso se for possível dividir o ser humano em espiritual e material. Jesus quer um ser humano integral em suas dimensões vivenciais. A ênfase dos apóstolos, na primeira comunidade cristã, era o cuidado mútuo entre as pessoas e o suprimento das necessidades primárias. A Palavra de Deus era pregada, a fome era saciada e a proteção era posta em prática. O templo de Salomão tinha a riqueza no seu interior e transmitia a compreensão de divindade da época. O templo de Jesus Cristo, o corpo humano, tinha, e tem, a sua riqueza no serviço ao próximo e traz uma nova compreensão de divindade. A ressurreição de Jesus é propósito para a fraternidade e a solidariedade humana até às últimas consequências. Os apóstolos davam testemunho da ressurreição e praticavam esta ressurreição com abundante graça: a graça do pão e do cuidado mútuo entre todos. Jesus nos desafia a cuidarmos uns dos outros. P. Luiz Carlos