Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Senhor, tu não te importas?

Senhas diárias

20/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 20.03.2021
Juízes 6.13 – Gideão disse ao anjo do Senhor: Se o Senhor Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente?
Marcos 4.38 – Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Se Deus existe, por que há tantos males na terra? Esta é uma das perguntas clássicas de quem se diz ateu e quer confrontar pessoas que afirmam crer em Deus. Porém, não é apenas uma pergunta de ateus, mas é também uma pergunta, embora silenciosa, que está no coração de uma parcela acentuada, quem sabe em todos, dos cristãos e crentes de outras religiões. Certamente ela já esteve, ou está, no meu e no teu coração. Quando nos confrontamos com situações difíceis, como esta pandemia, esta pergunta se mostra presente. Foi a pergunta de Gideão a Deus diante da situação de confronto com os midianitas. Ele estava com medo. Deus, porém, o anima e lhe dá coragem para enfrentar a situação, pois está ao seu lado. Muitas vezes, no Antigo Testamento, a explicação para o sofrimento está na infidelidade do povo. Deus, de propósito, envia exércitos contra Israel e pune a desobediência com a dor e o sofrimento. Mas esta não é a resposta mais apropriada para a pergunta pelo sofrimento que acontece na vida da gente.
Sofremos! Há dores ao longo de nossa vida. Há males que se nos acometem ao longo de nossa vida. Há sofrimentos causados por outras pessoas ou por nós mesmos ao longo de nossa vida. Há problemas causado pela natureza. Há sofrimentos causados pela violência de pessoas. Porém, em meio a todos eles o Senhor diz que está presente conosco. Os discípulos experimentaram isso de forma muito palpável. O barco estava para afundar, segundo a percepção deles, embora Jesus estivesse no mesmo barco, e Ele dormia a sono solto. Como é que pode Jesus? Você não está vendo isso? Você não é nosso Senhor? Não vai nos livrar deste mal? Estas são perguntas que estão em muitas mentes, e corações, em meio a dores e sofrimentos. O Senhor não se importa com isso? Se importa sim. Porém, não se propõe a livrar nossa vida de todos os males. Se propõe, isso sim, como no barco com os discípulos, a estar junto na aflição, mostrando que até se pode dormir tranquilo quando se confia na sua presença. Os sofrimentos e dores fazem parta da vida, pelos mais diversos motivos. Não há como viver ser sofrer. Mas há como confiar que o Senhor está presente, embora pareça que esteja dormindo e não veja o que estamos passando. Ele está vendo. Ele está presente. Mas não vai interferir no curso natural da vida na terra. Vai, isso sim, mudar algumas situações em razão do clamor de pessoas. Mas a vida em si não muda. O ser humano é responsável por ela. Nossa confiança está no fato de que Deus tem planos, no seu tempo, para um novo céu e uma nova terra. Confiemos que Ele vai acalmar a tempestade e usará sua livre vontade para isso. Cuidemos uns dos outros e continuemos clamando ao Senhor, pois Ele está ali, no barco. No eu tempo Ele age. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61570

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br